O Botafogo apresentou oficialmente o seu novo técnico para a disputa do Campeonato Brasileiro, na última terça-feira (16). O jovem treinador Eduardo Barroca, que completará 37 anos no próximo dia 22, chegou ao Fogão falando em recolocar o time no protagonismo da competição nacional.
“Entendo que a baixa expectativa nesse caso é uma grande oportunidade de se administrar de dentro da fora, fazer a coisa do meu jeito, como acredito, e dar uma resposta prática. Preciso na prática mobilizar os jogadores e entregar resultados. É para isso que eu estou aqui. Para melhorar a forma de jogar e ser protagonista no Brasileiro, que é onde o Botafogo tem que estar”, afirmou durante a entrevista coletiva.
Barroca já é figurinha conhecida no Botafogo. À frente do time sub-20 da Estrela Solitária, conquistou o título do Brasileirão da categoria em 2016. Desta vez, ele retorna ao clube para comandar a equipe principal.
“Com muita alegria que agradeço pela oportunidade. Presidente falou muito bem. Minha relação com o Botafogo é profissional, mas toda a experiência aqui dentro me moldou. Tenho um carinho especial pelo clube. Respeito muito o Zé, temos relação estreita, nossos caminhos se cruzaram muito, temos uma relação familiar. Meu respeito pelo que ele fez no Botafogo é muito grande. Com certeza vou dar sequência a tudo de bom que ele deixou para gente”, disse.
Após as eliminações precoces no Campeonato Carioca e na Copa do Brasil, o Botafogo se prepara para estrear no Brasileirão. O Fogão fará o jogo de abertura da competição enfrentando o São Paulo, no próximo dia 27, um sábado, às 16h, no Morumbi.
“São nove treinos em dez dias até a estreia. Acho que é um momento importante. O Botafogo nas quatro primeiras rodadas do Brasileiro vai jogar três vezes no Rio. Nas nove rodadas até a Copa América, são seis jogos no Rio. Teremos algumas semanas cheias para trabalhar. Pauto muito a minha vida em cima de coragem, confiança. Sou de Del Castilho, a dez minutos andando do Nilton Santos. Com 36 anos, estou dirigindo um dos maiores clubes do pais. Sigo pautado pela coragem. O Botafogo tem que ser protagonista em qualquer competição que disputa”, projetou.
Eduardo Barroca já foi auxiliar-técnico do Bahia. Inclusive, quando assumiu o Tricolor interinamente em 2011, ganhou do Flamengo por 3 a 1, no Nilton Santos e se tornou o técnico mais jovem a vencer um jogo de Série A do Brasileiro.
Bahia Notícias