Os surfistas brasileiros se deram bem na abertura de Bells Beach, segunda etapa do Mundial de Surfe, em Winkipop, na Austrália. Nesta quinta-feira (18), Filipe Toledo, Gabriel Medina, Jadson André e Yago Dora se garantiram na terceira fase. Líder do circuito e campeão da etapa anterior, Ítalo Ferreira passou sufoco para conseguir ao garantir a classificação por apenas 33 centésimos.
Com o novo formato da primeira fase nessa temporada, os dois melhores surfistas de cada bateria de três competidores avançaram direto para a terceira fase, enquanto o último colocado caiu para a repescagem.
No primeiro confronto do dia Jason André venceu o francês Jeremy Flores e o australiano Owen Wright, respectivamente, por 12,23, 9,97 e 8,20. Depois, Filipinho dominou a terceira bateria contra Kelly Slater e o australiano Xavier Huxtable, de apenas 16 anos. O brasileiro acertou belos aéreos reverses e avançou, sem dificuldades, com 15,87 pontos no total, quatro décimos a mais do que Slater com 10,63. Na sequência, Ítalo encarou o havaiano Ezekiel Lau e o brasileiro Caio Ibelli. O americano venceu a bateria com 10,57. Com 10,06 pontos, Ítalo passou de fase contra 9,73 de Caio, que caiu para a repescagem. Já Medina, virou o confronto contra os australianos Ryan Callinan e Harrison Mann. Callinan vencia a disputa até os oito minutos finais, quando o bicampeão mundial tirou um 7,2 e um 6,5, totalizando 13,70 contra 13 de Callinan e 7,87 de Harrison. Por último, Yago Dora foi o segundo colocado na sua disputa com 10,10 contra 8,04 do terceiro, o australiano Wade Carmichael. Ricardo Christie, da Nova Zelândia, ficou em primeiro com 11,83.
A etapa de Bells Beach continua nesta quinta. Uma nova chamada será feita às 17h45, no horário de Brasília.
Bahia Notícias