A 10ª edição da SuperBahia, maior feira do varejo de alimentos do Norte-Nordeste do Brasil, que será realizada de 23 a 25 de Julho, na Arena Fonte Nova, em Salvador, terá como tema “A tecnologia integrada ao varejo de alimentos”. Serão sete palestras sobre como inserir a tecnologia no dia a dia das lojas – pequenas, médias ou grandes – e de que maneira ela pode tornar o atendimento mais ágil e lucrativo.
Nos últimos anos, o setor supermercadista brasileiro vem passando por grandes transformações e a principal delas é a introdução da tecnologia. São equipamentos que reduzem em 30% o tempo de espera nas filas, dando maior autonomia ao cliente; aplicativos de ofertas para o consumidor, diminuindo o custo promocional para o supermercado e aumentando o engajamento; além de máquinas que facilitam a operacionalização das lojas.
“O varejo tradicional, seja ele pequeno, médio ou grande, precisa correr atrás das transformações digitais para satisfazer as aspirações do consumidor. Construir modelos mais eficientes de atendimento, sem filas, sem distâncias geográficas ou qualquer outra barreira”, explica Mauro Rocha, superintendente da Associação Bahiana de Supermercados (Abase), entidade realizadora da Feira.
Segundo ele, os self checkouts já podem ser encontrados em alguns supermercados de Salvador. São equipamentos com leitura de código de barras, semelhantes às máquinas de um caixa tradicional, só que com a facilidade de poderem ser operadas pelos próprios clientes, proporcionando rapidez na operação e ganho de tempo à medida que o consumidor não enfrenta filas. Mas será que todas estas novidades são acessíveis para o pequeno comerciante?
O alto custo do investimento é relativo porque a tecnologia não é mais um investimento, é um serviço. O caminho para inovar é ter foco, acreditar que seu negócio vai mudar e ter velocidade. Quando se investe em uso de dados, se auxilia na precificação, definição de sortimento e compra; já a aquisição de termômetros tecnológicos permite controlar a temperatura na loja e nos diferentes setores. Isso ajuda o supermercadista a não perder o produto, não gastar energia demais e entregar ao cliente o produto na temperatura certa.
Estes e outros assuntos serão abordados na programação técnica da SuperBahia 2019. Para conhecer a grade completa é preciso acessar o WWW.abase-ba.org.br/superbahia-2019 e fazer a inscrição no tema desejado.
A Feira é organizada pela Abase em parceria com o Sindicato dos Supermercados e Atacados de Auto Serviço do Estado da Bahia (Sindsuper). Tem o patrocínio do BNB, BRF, GS1, I2020, Nestlé, TOTVS e Unilever. O evento também tem o apoio da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e da Nielsen.