Definir o futuro ainda no ensino médio não é uma tarefa fácil. Saber que as escolhas vão impactar por toda a vida, principalmente no campo profissional, gera ansiedade. Fora isso, passar o ano inteiro estudando para o vestibular e para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é fonte de muito stress para os adolescentes. Como lidar com a pressão?
Para a psicóloga Milene Rosenthal o primeiro ponto é entender que, no geral, esses estudantes são adolescentes, “que estão em um momento de indefinições, os hormônios estão a mil e eles precisam lidar com as expectativas da família, dos amigos”, explica. “Além disso, os estudantes têm de lidar com a insegurança, com a sensação e o medo de não ser capaz.”
Passar o ano estudando para uma prova que em 4 horas pode definir os rumos de uma vida é uma grande pressão, como observa a psicóloga. “Muitos acabam somatizando toda essa tensão que reflete no corpo e ficam doentes com gastrite ou insônia”.
Como evitar? Para ela é importante que os estudantes tenham uma rotina de estudos, mas que não deixem de lado atividades prazerosas e encaixem atividade física no dia a dia. “Outro ponto fundamental é dormir, o sono ajuda a reter e memorizar todo o conhecimento aprendido durante o dia”, diz.
O isolamento é muito comum. O adolescente passa horas e horas fechados em um ambiente, com foco total nos estudos e deixa de interagir com a família e com os amigos. O ideal é buscar o equilíbrio, tentar sempre que possível garantir alguns bons momentos com pessoas queridas.
Nessa fase, cabe a família ter muita paciência e acolher. “É preciso entender o momento, saber que eles terão altos e baixos de humor, uma boa dose de calma é importante”. Os pais também devem controlar as expectativas e as cobranças. “Muitos querem estimular os filhos e prometem presentes ou recompensas caso sejam aprovados em uma universidade, isso só aumenta a ansiedade”.
Antes das provas, a palavra de ordem é descansar, o importante é estar relaxado ao máximo e, assim, ter um bom desempenho na prova. “O conhecimento foi adquirido ao longo do ano, está ali, basta acessar, não é necessário estudar nos dias que antecedem o vestibular, pelo contrário, é preciso dormir bem e praticar esportes ou atividades físicas”.
No dia da prova, deu branco? Respire fundo e pule para a próxima questão. Nada de pânico. Se a tensão for muito grande, respire fundo. Controlar a respiração ajuda a acalmar e, por tabela, pensar melhor.
R7