No próximo dia 09 de agosto o músico, produtor e pesquisador cultural Anderson do Samba apresenta no Museu Eugênio Teixeira Leal, em Salvador, o workshop “DNA Samba Reggae – Diálogo, Negritude e Ancestralidade”.
Filho de Neguinho do Samba, criador do Samba Reggae, o músico desenvolveu o workshop com intuito de preservar a memória dos Mestres e dos ritmos variados dos Sambas, música afro-brasileira difundida por Batatinha e Riachão em Salvador nos anos 50/60 sendo ressignificada nos anos 70/80 por Neguinho do Samba. O projeto mescla conteúdo histórico e musical dos ritmos Samba-Afro, Samba-Duro e Samba-Reggae, além de apresentar a técnica nos instrumentos como Repique, Caixa, Surdos e Timbal.
A apresentação musical do workshop contará com a participação dos músicos Gilberto Santiago (vibrafone) e Ângelo Santiago (baixo acústico). Para abrilhantar o workshop, o ‘Diálogo’ trará o olhar feminino do Samba Reggae, com a participação de algumas mulheres importantes que fazem parte desse movimento musical. Jaciara Nunes e Claudia Nunes, primeiras backing vocals do Olodum; Cristina Rodrigues, ex presidente do Olodum; Adriana Portela, Maestrina da Banda Didá; Kátia Melo, ex diretora da Escola Olodum e a cantora Marinêz, ex Banda Reflexu’s
A atividade faz parte da programação oficial do 3° Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), que acontece de 7 a 11 de agosto, no Centro Histórico de Salvador.
SERVIÇO
Workshop DNA Samba Reggae – Diálogo, Negritude e Ancestralidade
Data: 09 de Agosto de 2019, 18h
Local: Museu Eugênio Teixeira Leal (Rua do Açouguinho, n° 1 – Pelourinho, Salvador )
Valor: GRATUITO