Salvador vai receber o Torneio Walter Figueiredo Norte/Nordeste de Clubes de Natação, na próxima sexta-feira (13), na Arena Aquática de Salvador. O equipamento localizado na Praça Wilson Lins, na Pituba, terá sua abertura oficial para competições no evento que dura até o sábado (14).
O campeonato integra o calendário da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), realizado pela Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), e tem apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel).
A competição acontece na capital baiana após 13 anos. Torneio marca o retorno do evento ao estado da Bahia e a abertura da Arena para grandes eventos. Mais de 500 atletas são esperados no torneio, ultrapassando a média de 350 inscritos registrados nos últimos anos.
Em contato com a equipe de esportes do Varela Notícias, o presidente da FBDA, Diego Albuquerque, exaltou a importância do novo espaço para o fomento dos esportes aquáticos no estado baiano.
“É a 30ª edição do campeonato mais importante entre clubes da categoria infantil a sênior em nossa região. São esperados 500 atletas que vão inaugurar a Arena Aquática para competições de grande porte. Foi feito um investimento grande da Prefeitura de Salvador neste equipamento, que é um legado olímpico. Essa piscina já nasceu histórica por ter vindo da Olimpíada 2016, e esperamos que possa ser palco de outros fatos históricos que estão por vir. Trabalhamos para que, cada vez mais, soteropolitanos e baianos possam desfrutar dos benefícios do esporte na nossa terra”, afirmou.
A Bahia conta com atletas de ponta para a disputa, a exemplo dos campeões brasileiros Samuel Lopes, Guilherme Caribé e Arícia Pérée, frequentemente convocados para defender as cores da seleção brasileira em piscinas internacionais. Além deles, o campeão olímpico Alan do Carmo também deve marcar presença no evento.
O acesso ao público ocorrerá de forma gratuita, a partir das 8h30, pelo portão 2, voltado para avenida Avenida Octávio Mangabeira.
O equipamento
A Arena Aquática é uma das estruturas mais modernas do Brasil. A piscina olímpica foi utilizada no Estádio Aquático do Rio de Janeiro para abrigar a natação nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Recebeu grandes nomes da modalidade no mundo, como Michael Phelps, Ryan Lochte, Bruno Fratus e, agora, servirá como referência para Bahia, Nordeste e Brasil.
A concepção e os investimentos no equipamento são da Prefeitura, que aplicou R$ 6,2 milhões no local, que possui ainda uma piscina semiolímpica, academia, sala de fisioterapia, sala de atendimento médico, sala para exames antidoping, vestiários para atletas e paratletas e sala de técnicos.
A Prefeitura também investiu num novíssimo jogo eletrônico para ser estreado no campeonato. São 20 placas eletrônicas e 10 linhas de scoreboards (placar), que vão contribuir para a experiência de árbitros, atletas e do público em geral.
Final de semana agitado
Para encerrar o final de semana da natação estadual, Salvador também recebe, na manhã do domingo (15), a Copa Norte/Nordeste de Maratonas Aquáticas. Ainda em negociação, a largada deve acontecer na Praia da Preguiça, enquanto a chegada, já confirmada, acontece na praia do Museu de Arte Moderna – MAM.