O Comando Conjunto Norte – uma das frentes da Operação Verde Brasil – realizou 134 operações durante o primeiro mês na Amazônia Legal. Essas ações resultaram em R$ 6,3 milhões em multas aplicadas, além da apreensão de 3.741 metros cúbicos de madeira.
A Operação Verde Brasil é voltada para o combate aos incêndios e crimes ambientais na Amazônia. As ações são feitas por meio de colaboração entre as Forças Armadas e agências governamentais e contaram com 5,4 mil civis e militares, além de 12 aeronaves.
Por meio de nota, o Exército Brasileiro informou que as ações iniciais “estiveram focadas no levantamento e no combate dos focos de incêndio, que eventualmente ocorreram em áreas de fronteira, em terras indígenas, em unidades federais de conservação ambiental e em outras áreas dos estados da Amazônia Legal”.
Balanço divulgado na semana passada pelo Ministério da Defesa contabilizava que, ao todo, a Operação Verde Brasil já havia aplicado um total de R$ 36,37 milhões. De acordo com a pasta, as multas foram aplicadas principalmente pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) por práticas ilícitas como mineração e garimpo ilegal, desmatamento e apreensão de madeira.
O governo federal decretou, em 23 de agosto, a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) Ambiental para ampliar as equipes em atuação na Amazônia – tanto para o combate ao fogo quanto para investigação de ilícitos nas regiões afetadas.
Agência Brasil