A menos de um mês, ecommerces ainda conseguem se preparar tecnologicamente para a data
A Black Friday já se consolidou como data importante para os varejistas brasileiros. Em 2018, mais de R$ 2 bilhões em vendas foram registrados somente através dos comércios eletrônicos.
Plataformas que gerenciam o fluxo de vendas e sustentam o grande número de acessos ao sistema dos lojistas são grandes aliadas em datas comemorativas. Mesmo faltando menos de um mês, ainda é possível se preparar para a próxima Black Friday.
“Se engana o lojista que acha impossível se organizar até lá. É claro que muitas estratégias de vendas levam meses sendo discutidas visando essa data, mas quando se trata de tecnologia, ou você está pronto para gerenciar fluxos muito acima do normal, ou perderá grandes oportunidades de negócio”, diz Rodrigo Miranda, cofundador da Zoop, que habilita serviços financeiros e de meio de pagamento para empresas de todo o Brasil.
Miranda diz que a procura pelos serviços da plataforma aumenta com a chegada do fim do ano e afirma ser possível implementar benefícios em pouco tempo. “Os processos de integração mais rápidos podem levar no máximo três dias, porque nossas APIs são totalmente abertas para conversar com as estruturas de lojistas de diferentes portes e setores de atuação”, afirma o executivo.
E para aproveitar essa avalanche de vendas, ter uma estrutura de pagamentos que comporte o grande número de transações é importante para não frustrar o cliente. “Na Black Friday os clientes querem agilidade na compra e, se ocorrer erro, abandonam o carrinho. Um ponto crucial que a Zoop deve nos ajudar muito é na estabilidade das transações e boletos gerados de forma correta e sem falhas”, afirma Gabriel Linardi, Head da Operação de Pagamentos da Cissa Magazine, marketplace que vende produtos eletrônicos para todo o Brasil.
A seguir, a Zoop destaca os sete aspectos mais importantes de uma plataforma de pagamentos para a Black Friday 2019.
Estrutura – A plataforma tem que estar preparada para suportar o altíssimo volume de transações e tráfego de dados, para evitar prejuízos decorrentes de problemas na operação. Além disso, ela deve permitir que o empreendedor visualize o perfil do cliente e identifique erros ou gargalos que precisam ser melhorados em tempo real.
Customização – O ideal é que as soluções de pagamentos sejam flexíveis e de acordo com a necessidade do negócio, com funcionalidades que ajudem a alavancar o mercado e atendam da melhor forma o cliente.
Omnichannel – A plataforma deve ser aberta e possibilitar a conexão com o frente de caixa, estoque e outros braços importantes para o controle financeiro. Também é fundamental que a solução integre todas as transações feitas no e-commerce, no aplicativo e nos diferentes tipos de terminais de pagamento.
Regulamentação – Todas as empresas que trabalham com transações precisam atender requisitos rígidos de compliance e muitas delas ainda precisam estar aderentes às recém mandatórias regras de liquidação centralizada.
Variedade – Para evitar prejuízos ou desistências, tanto o varejo físico, quanto online devem oferecer todas as bandeiras relevantes, além de outras opções, como boleto e pagamentos digitais.
Agilidade – Rapidez na autorização de pagamentos. A lentidão é um dos principais motivos para desistência e problemas na operação. No quesito agilidade, ainda incluímos o sistema de frente de caixa/check out eficiente, que faça vendas da forma mais direta possível.
Utilidade – É importante que a plataforma de pagamentos tenha capacidade de armazenar e fornecer informações úteis para alavancar a performance comercial e operacional em tempo real. A tomada de decisão rápida é muito importante.
Sobre a Zoop
A Zoop é uma plataforma tecnológica que facilita a integração de empresas com todo o sistema financeiro e regulatório da cadeia de pagamentos. Na prática, possibilita que marketplaces, negócios B2B e empresas de tecnologia para o varejo se tornem fintechs, o que cria um efeito positivo para a sociedade, democratizando a indústria de serviços financeiros. Por atuar no modelo whitelabel, qualquer parceiro Zoop pode explorar comercialmente as tecnologias da plataforma, oferecendo suas soluções com marca própria.