Durante mais uma ação de resgate de animais silvestres, uma equipe da Guarda Civil Municipal de Salvador, lotada no Grupo Especial de Proteção Ambiental (GEPA), realizou na tarde desta quinta-feira (21) o resgate de um Folivora, mais conhecido como Bicho Preguiça. Medindo cerca de 5kg, o animal adulto, foi resgatado na região da Avenida Garibaldi, nas dependências da Clínica Médica Hapvida, por uma equipe especializada nesse tipo de atividade.
O nome do animal advém do metabolismo muito lento do seu organismo, responsável pelos seus movimentos extremamente lentos. É um animal de pelos longos, que vive na copa de árvores de florestas tropicais e na mata atlântica, além de se alimentarem de frutos da cecropia (embaúba).
Segundo o Supervisor do GEPA, Robson Pires, esse é um dos poucos mamíferos que vivem sem precisar de água, isso porque a quantidade necessária do líquido para sua sobrevivência é absorvida de alimentos como raízes, folhas e frutos de algumas árvores como embaúba, figueira, ingazeira e tararanga. A preguiça dorme cerca de 14 horas por dia e raramente vai ao chão. “O animal foi recolhido e será encaminhado para o Centro de Triagem para Animais Silvestres do IBAMA, que após triagem fará a soltura do mesmo em seu hábitat natural”, frisou Pires.