O técnico Jorginho levou o Coritiba de volta à Série A do Campeonato Brasileiro. O Coxa derrotou o Vitória por 2 a 1 na tarde deste sábado (30), no Barradão, em Salvador (BA), e garantiu o acesso com a terceira colocação da Série B. Após o apito final do árbitro Luiz Flávio de Oliveira, o comandante comemorou bastante o feito no gramado com os atletas, membros da diretoria e demais integrantes da comissão técnica.
Com a experiência de quem é campeão mundial pela Seleção Brasileira, Jorginho colocou este ao lado de outros grandes momentos da sua vitoriosa carreira no futebol. O treinador descreveu o acesso como um verdadeiro título e aproveitou para dividir os méritos com Umberto Louzer, ex-treinador do Coritiba.
– É uma emoção de ser campeão. Sinceramente, aqui foi uma final de Copa para mim. Fico muito feliz, muito grato a Deus por este momento. Quero registrar o grande trabalho que o Umberto (Louzer) fez antes da minha chegada aqui, pois se não tivesse feito a pontuação e a série de nove jogos invictos, a gente não teria conquistado aqui. Quero valorizar o trabalho do Umberto porque eu cheguei aqui apenas para completar – declarou.
Uma das grandes marcas do Coritiba nesta Série B do Campeonato Brasileiro de 2019 foi a torcida. Com verdadeiros shows em jogos no Couto Pereira, a torcida alviverde foi lembrada pelo treinador. Jorginho ofereceu o retorno do clube à elite do futebol brasileiro após dois anos aos torcedores e destacou que espera contar com este mesmo apoio na próxima temporada, na Primeira Divisão.
– Queria que fosse em casa. Lá nós fizemos um jogo perfeito contra o Bragantino, ganhar do campeão… Foi o melhor jogo do campeonato. Mas não tenha dúvida que eles (torcedores) mereceram, por todo o sacrifício. E tenho certeza de que lá vai virar um alçapão. A gente coloca 40 mil e a torcida é muito forte – acrescentou.
O Coritiba encerra a participação na Série B do Campeonato Brasileiro 2019 com 66 pontos. A campanha do Coxa teve um total de 18 vitórias, 12 empates e oito derrotas, com 48 gols marcados e 34 sofridos.
Muralha
Alex Muralha é um dos personagens do acesso à Série A do Coritiba. Ele foi o goleiro titular do clube durante a campanha e alcançou uma volta por cima na carreira após período sendo alvo de críticas. Por isso, quando a bola parou de rolar no Barradão neste sábado (30), após vitória por 2 a 1 do Coxa, o atleta foi um dos que mais comemorou com os demais companheiros no gramado.
Primeiro, Muralha fez questão de exaltar a força do grupo e destacou a perseverança do atacante Wanderley, autor dos dois gols na partida. O goleiro destaca que o grupo mereceu conquistar este êxito.
– A gente merece, fez por merecer. Quando grupo foi posto a prova a gente provou que é forte. Um guerreiro que quase não teve oportunidade de jogar, entrou e decidiu para nós. Eu sempre falei que ele era fera, que ia decidir para nós ainda. Isso mostra a força do grupo, o quão importante todos foram e hoje o Coritiba é Série A. É um grupo que merece estar na Série A – declarou.
As dificuldades na trajetória também foram lembradas por Alex Muralha. O arqueiro do Coxa deixou claro que tem um sentimento de gratidão pelo Coritiba e destaca que cumpriu uma promessa que fez no dia em que foi apresentado ao clube.
– É uma felicidade muito grande. Eu falei quando cheguei que daria a minha vida por este clube, que faria o meu melhor para a gente voltar à Série A. E a gente foi feliz e conseguimos concluir o nosso objetivo – acrescentou.
O Coritiba encerra a participação na Série B do Campeonato Brasileiro 2019 com 66 pontos. A campanha do Coxa teve um total de 18 vitórias, 12 empates e oito derrotas, com 48 gols marcados e 34 sofridos.