Um curso gratuito de meliponicultura, a criação de abelhas sem ferrão, está com inscrições abertas em Salvador. A iniciativa da Prefeitura, através do projeto Hortas Urbanas, Escolares e Pomares da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), tem por finalidade oferecer conhecimentos básicos através de aulas teóricas e práticas. Com 80 vagas, o curso acontecerá no espaço Colabore, no Parque da Cidade, no Itaigara, dias 6, 7 e 8 de dezembro. Interessados podem se inscrever pela internet, por meio do site https:// bit.ly/ 2DoIYFO
No dia 6, as aulas serão apenas teóricas e vão acontecer nas salas de aula do Colabore. Os participantes se dividirão em duas turmas de 40 pessoas, com aulas revezadas nos turnos matutino e vespertino. Nos dias 7 e 8, os ensinamentos serão práticos e acontecerão na área verde do Parque da Cidade. O curso será ministrado pelo meliponicultor e conselheiro da Câmara Setorial das Cadeias Produtivas da Apicultura e Meliponicultura (CSAM- BA) Pedro Viana Filho.
O aprendizado incluiu noções sobre a criação e biologia de abelhas sem ferrão; importância da conservação; diferentes espécies de abelhas nativas; escolha das espécies; localização e instalação do meliponário; aquisição de colônias; caixas racionais; técnicas de multiplicação artificial e transferência; manejo da colmeia; boas práticas para a extração de mel; produtos das abelhas sem ferrão e legislação sobre a meliponicultura.