As redes de fast food foram as que receberam maior número de reclamações na Black Friday, segundo boletim divulgado pelo Procon-SP nesta segunda-feira (2).
O Procon-SP registrou 1.079 atendimentos, sendo 653 reclamações e 426 consultas e orientações até as 12h desta segunda.
A maior parte das reclamações foram sobre serviço e/ ou produto indisponível, seguido por maquiagem de desconto, mudança de preço na hora de finalizar a compra e pedido cancelado após a finalização da compra.
O Burger King e McDonald’s foram as empresas mais reclamadas, com 77 e 73 demandas, respectivamente. Outras empresas que aparecem no ranking de reclamações são B2W Companhia Digital, que administra os sites americanas.com, submarino, shoptime, soubarato e lojas americanas, Via Varejo e Magazine Luiza.
As duas empresas foram notificadas pelo fato do aplicativo do Mercado Pago, usado para ativar a promoção da Black Friday, não estar funcionando.
Segundo o Procon, “o McDonald’s ainda recebeu uma segunda notificação pela inoperância do próprio aplicativo, que também seria meio de acesso para ofertas exclusivas”.
As empresas responderão a um processo administrativo e podem ser multadas.
Até o momento, houve aumento de 45% nos atendimentos registrados em comparação à Black Friday de 2018, quando foram registradas 478 reclamações e 264 consultas e orientações.
Para o Procon, o aplicativo e o Instagram do órgão foram fundamentais para o aumento dos atendimentos. O consumidor que tiver problemas com suas compras pode procurar o @proconsp via site, aplicativo e telefone 151.
R7