São estimados 31.270 novos casos de câncer de pulmão por ano no Brasil, sendo uma das principais causas de morte entre homens e mulheres. Dando mais um passo em direção ao tratamento desse tipo de câncer e confirmando sua vocação pioneira, o Hospital Santa Izabel, administrado pela Santa Casa da Bahia, realizou a primeira termoablação pulmonar por micro-ondas no estado.
O médico da equipe do Serviço de Cirurgia Torácica do HSI, Gustavo Fortunato, explica que o método consiste em um procedimento percutâneo guiado por tomografia computadorizada que serve para o controle local de neoplasia no pulmão, sendo indicado nos casos de câncer primário e também de metástases.
O procedimento envolve a destruição de células tumorais por meio de aplicações de energia térmica fornecida por um console de micro-ondas. “Esse é mais um método de ponta no tratamento do câncer de pulmão e seu grande diferencial é permitir tratar os pacientes oncológicos sem necessidade de cortes”, observa o especialista. Menos invasivo, a internação pós-operatório é mais rápida e o paciente costuma ser liberado após um dia.
No hospital, o procedimento foi realizado no inicio de dezembro para combater a recidiva de um paciente de 70 anos que já havia passado em 2018 por cirurgia em ambos os lados do pulmão, seguida por radioterapia e quimioterapia, para tratar o câncer.
Além de ser o primeiro na Bahia, foi o segundo caso no Nordeste tratado com termoablação. A operação contou com a participação do médico-convidado Marcos Menezes, presidente da Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e coordenador do Serviço de Diagnóstico por Imagem do hospital Sírio-Libanês em São Paulo.