Levir Culpi anunciou a aposentadoria como técnico de futebol na nesta segunda-feira (16), em entrevista ao programa “Bem, Amigos!”, do canal fechado SporTV. Aos 66 anos, o agora ex-treinador disse que vai se dedicar à família e sua saúde.
“A situação está definida. Eu encerrei a minha carreira. Agora chega, vou cuidar dos meus netinhos. Eu ainda não me comuniquei publicamente, mas é a primeira vez (que fala em se aposentar). Mas vou cuidar dos meus netinhos. Chega. Esses dias fiquei pensando, olhei para a minha idade, tenho 66 anos. Está ótimo. Chega!”, afirmou.
Levir não trabalha desde a demissão do Atlético-MG em abril deste ano. Ele contou que teve vontade de voltar a trabalhar ainda durante a temporada. “Não estou mais com meu olho brilhando, assim, como eu tinha até esse ano. Esse ano eu resolvi. Agora vou passear, aproveitar um pouco mais. Quero ver se aposento a minha mulher. Ela é uma patricinha que trabalha o dia inteiro. Vou parar também, e aí vamos passear”, disse.
O ex-comandante contou que ainda não decidiu o que vai fazer. No entanto, vai usar o tempo livre para definir suas futuras atividades. “Não estou curtindo ainda, estou indeciso. Eu durmo muito e penso pouco. Não sei o que fazer exatamente. Tenho feito atividade física, mas tenho que cuidar muito. A arritmia está por perto. Então, estou num período reticente, decidindo o que fazer”, falou.
Como jogador de futebol, Levir Culpi vestiu as camisas de Coritiba, Botafogo, Santa Cruz, Figueirense e Juventude. Já a carreira de treinador, começou no Caxias do Sul entre 1985 e 1986, e comandou times como Athletico-PR, Internacional, Coritiba, Guarani, Atlético-MG, Portuguesa, Cruzeiro, São Paulo, Sport, Palmeiras e Santos, e os japoneses Cerezo Osaka, Gamba Osaka. Ele disputou mais de 1.500 jogos como técnico e foi campeão em duas ocasiões da Recopa Sul-Americana (pelo Cruzeiro em 1998 e pelo Atlético-MG em 2014), levou por duas vezes a Copa do Brasil (pelo Cruzeiro em 1996 e pelo Atlético-MG em 2014), foi campeão duas vezes da Série B (Inter de Limeira-SP, em 1988, e Atlético-MG, em 2005), conquistou uma Primeira Liga (Fluminense, em 2016) e uma Copa Centro-Oeste com o Cruzeiro, em 1999. Nos estaduais, levantou cinco taças do Campeonato Mineiro (em 1995, 2007 e 2015 pelo Atlético-MG e em 1996 e 1998 pelo Cruzeiro), uma pelo Paulista (em 2000 pelo São Paulo), uma do Paranaense (em 1993 pelo Paraná) e uma do Catarinense pelo Criciúma, em 1989. A nível nacional, Levir foi três vezes vice-campeão Brasileiro: em 1998 pelo Cruzeiro, 2001 pelo Athletico-PR e 2015 pelo tlético-MG. Ficou em segundo por duas vezes na Copa do Brasil: em 1998 pelo Cruzeiro e 2000 pelo São Paulo. Ainda foi vice da Mercosul, em 1998, novamente pelo Cruzeiro e da Série B de 2003 pelo Botafogo.
Bahia Notícias