A Bahia vai sediar duas provas do Campeonato Brasileiro de Triathlon em 2020. De acordo com o presidente da Federação Baiana de Triathlon (Febatri), Cleber Castro, as disputas vão acontecer nos meses de abril e setembro, respectivamente em Salvador e Praia do Forte, em Mata de São João.
“A gente pleiteou e vai ter, a princípio, duas etapas do Campeonato Brasileiro de Triathlon aqui. Uma na modalidade Cross-Triathlon que vai ser em Praia do Forte e a outra na modalidade Aquathlon, que é uma derivação do triathlon, em Salvador”, revelou à reportagem do Bahia Notícias.
Aquathlon é considerada uma das portas de entrada para o triathlon, e combina natação e corrida. Já o Cross-Triathlon, é uma modalidade onde o cenário da cidade é trocado pela natureza, isto é, a disputa de natação é feita em águas abertas podendo ser no mar, rio, lago ou represa; o trecho de ciclismo é feito com mountain bike numa trilha irregular passando por trechos com pedras, lama, raízes; assim como a corrida, que é travada em caminho de terra.
Cleber Castro ainda destacou a importância de trazer uma prova nacional para a Bahia. “Você atrai pessoas de outros estados para competirem a prova aqui, porque elas estão participando do ranking brasileiro. Esse ranking brasileiro serve de classificatório para o Mundial de Triathlon. Uma vez que a gente tenha o Campeonato Brasileiro aqui possibilita que os atletas baianos participem de uma prova classificatória para o Mundial sem ter que gastar dinheiro indo para outro estado. Com isso, podemos ter mais representantes baianos no Mundial”, explicou.
Em 2019, Salvador não abrigou nenhuma prova do calendário do Campeonato Brasileiro. Apesar disso, a capital baiana tem realizado grandes provas de triathlon. As principais foram a American Cup e a Global Challenge Family, que é uma rede de provas de triathlon internacional e que no Brasil acontece também em Brasília, Foz do Iguaçu e Florianópolis. “O Challenge que a gente fez foi considerado uma das quatro melhores provas internacionais da bandeira Challenge. Estamos disputando o prêmio com outras três provas de melhor corrida, melhor evento de race”, destacou.
XTERRA PODE MUDAR DE NOME
Uma prova de Cross-Triathlon aconteceu neste ano em Praia do Forte. Realizada pela franquia do XTerra, a primeira edição na Bahia foi disputada no último mês de junho. Como é semelhante à etapa do Campeonato Brasileiro que está vindo para a Bahia, ela pode mudar de nome para ser promovida pela Confederação Brasileira de Triathlon (Cbtri) e acontecer em setembro.
“Temos parceiros aqui em Salvador que pagam por essa franquia. Então, essa prova, independente de ser XTerra ou não, conseguimos captar para que seja do Brasileiro. A questão agora é se esse ano de 2020 vai fazer usando a franquia do XTerra ou não. Se não for XTerra, a prova vai ter outro nome, com marca própria e aí vai ser Brasileiro também. O importante é que o Brasileiro vai ser aqui, independente da franquia ou não”, detalhou Cleber.
Bahia Notícias