Realizada pela primeira vez em 2019, a campanha “Meu Corpo não é Sua Fantasia” tem sua segunda edição, este ano, no carnaval de Salvador.
Voltada para a conscientização da sociedade contra o assédio sexual e a violência contra a mulher, a iniciativa é um projeto da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, presidida pela vereadora Ireuda Silva (Republicanos).
Na Bahia, dados oficiais indicam que a cada 56 minutos uma mulher é agredida e, segundo a organização internacional ActionAid, 86% das brasileiras já sofreram assédio em público. Durante a folia momesca, esses dados são ainda mais alarmantes. De acordo com a Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, o Ligue 180, as denúncias de assédio no carnaval cresceram 90% nos últimos anos.
“Essa grave situação pode se tornar ainda pior no carnaval, quando há um grande contingente de pessoas nas ruas, em festa, e alguns limites e barreiras são perigosamente rompidos. São muito comuns os relatos de mulheres que dizem ter sido beijadas à força, recebido apalpadelas ou até passado por situações mais constrangedoras, ameaçadoras e violentas”, pontua Ireuda.