Depois de dois péssimos resultados, que deixaram a torcida apreensiva, o Bahia estreou na Copa Sulamericana com goleada diante do Nacional do Paraguai. O time do técnico Roger Machaado entrou em campo com duas mudanças. Saíram Douglas, para entrada de Anderson e Daniel, para entrada de Rossi. O tricolor ganhou maior movimentação e conseguiu um excelente resultado goleando a equipe paraguaia por 3×0. Gols de Gilberto, Gregore (no primeiro tempo) e Elber (na segunda etapa. O resultado deixa o Esquadrão com boa vantagem para a partida de volta na quarta-feira de cinzas.
Os primeiros minutos foram uma repetição da sina do Bahia neste ano: boa articulação, criação e até certo volume de jogo, mas… Cadê a finalização? Diante de um Nacional-PAR de marcação forte, que apostava no contra-ataques, o time baiano conseguia chegar ao ataque e contava com a boa movimentação de Élber, Clayson e Rossi na frente. O problema era o de sempre: acertar o pé. Apesar disso, o grupo não desistiu e intensificou os ataques. Aos 39, a premiação: Rossi tabelou com Flávio e tocou para Gilberto abrir o placar. Dois minutos depois, Gregore recebeu na intermediária, ajeitou e bateu para fazer um lindo golaço na Fonte Nova.
O Bahia voltou do intervalo com o mesmo ímpeto do primeiro tempo. Logo aos quatro minutos, Élber, em grande noite, aproveitou um rebote e fez o terceiro do Tricolor. Somente lá pelos 20 minutos o ânimo arrefeceu, e o Nacional conseguiu chegar ao ataque. Ainda assim, Anderson estava lá a postos para afastar o perigo: foi assim em chutes de Benítez e em chegada de Villagra. Em vantagem, Roger resolveu se fechar mais: tirou Rossi e colocou Jadson em campo. Com isso, o Bahia administrou o placar até o fim da partida com eficiência e sem dar muitos espaços ao time adversário.
FICHA TÉCNICA
Bahia 3 x 0 Nacional-PAR
Copa Sul-Americana- 1ª fase (jogo de ida)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 12/02/2020 (quarta-feira)
Horário: 21h30
Árbitro: Roberto Tobar (CHI)
Auxiliares: Claudio Rios e Alejandro Molina (ambos do CHI)
Cartões amarelos: Garay (Nacional-PAR)
Gols: Gilberto, Élber e Gregore (Bahia)
Bahia: Anderson; João Pedro, Lucas Fonseca, Juninho e Juninho Capixaba; Gregore, Flávio e Rossi (Jadson); Clayson (Arthur Caíke), Élber e Gilberto (Fernandão). Técnico: Roger Machado.
Nacional-PAR: Juan Espínola; Juan Franco, Ricardo Garay, Luís Cabral e Farid Díaz (Duré); Danilo Santacruz (Benitez), Cristián Riveros e Alexis González (Villagra); Edgar Zaracho; Franco Costa e Guillermo Beltrán. Técnico: Roberto Torres.