Mais um feriadão de Carnaval está chegando: folia, festa e diversão não vão faltar! Mas se você tutela um animal doméstico e vai pegar a estrada, é preciso ficar atento com os cuidados com o seu “filhote”. Toda a agitação muda bruscamente a rotina do animal.
A extensa programação do Carnaval de Salvador faz com que algumas pessoas levem seus bichinhos de estimação fantasiado para o circuito, causando estresse. “O mais importante é deixar o animal confortável, evitando roupas com botões e laços pequenos, pois são facilmente engolidos. Não dá para esquecer as coleiras e identificação em caso de fugas. Outra observação são as temperaturas altas neste período de muito calor. Por isso, sempre é bom levar uma garrafinha de água fresca e evitar o sol entre 10h e 16h”, orienta a vereadora Marcelle Moraes.
“No trajeto é importante ficar atento para não a ver intoxicação por alimentos impróprios ou resíduos incluindo bitucas de cigarros, balões, enfeites e pedaços de fantasias”, completou.
Os cuidados dentro de casa também são indispensáveis, inclusive, retirar o animal da rotina de festas. “Não dá para ser descuidar dos horários de alimentação e descanso dos bichinhos. Pessoas diferentes no mesmo ambiente aumentam o risco de acidentes, como por exemplo, fugas e atropelamentos (mesmo dentro de casa). Podem, ainda, se machucar por estresse pelo intenso barulho ou de tanto latir tentando ver o que está acontecendo fora de casa”.
Com relação ao som alto e a sensibilidade auditiva dos animais, Marcelle recomenda deixar o bicho longe das caixas de som. “Esse momento requer cuidado com o som alto por causa da audição apurada dos bichos. O som que pode não estar muito alto para nós pode estar absurdamente alto para eles. Por isso, evite que o animal fique muito próximo das caixas de som, afinal, o que não falta é música no período de Carnaval”, frisa.