A UNESCO e a ONU Mulheres alertam para obstáculos de participação feminina nos setores de tecnologia, engenharia e programação – nichos de atividade produtiva que estão entre os que mais crescem no mundo. O número de mulheres nas áreas pode ser afetado mas vem em expansão. Podemos confirmar isso com exemplos que já não existem no mercado de trabalho, mulheres vencedoras que alcançam acima de preconceitos, tabus e avançaram com sucesso. Como fez a soteropolitana Ana Rita Oliveira, que teve coragem de empreender e já teve várias empresas desenvolvedoras de software.
Ana enfrenta a realidade de muitas mulheres que conquistaram cada vez mais seus espaços na sociedade, além de profissionais que são mães e donas de casa. Mas mesmo em meio a tantas funções, ela nunca deixou de ter medo, não conseguiu conciliar todas as tarefas domésticas e profissionais, incluindo o seu dia a dia.
Ana Rita Oliveira iniciou sua carreira em 1996, após se formar em processamento de dados e passar por uma pós-graduação em desenvolvimento de sistemas. Ela trabalhou por sete anos em empresas de consultoria, e depois de participar de diversas experiências, abriu sua própria empresa onde começou a desenvolver softwares.
Já morou em várias cidades brasileiras e até em outros países. Uma busca incessante para alcançar conhecimento, experiência e conseqüentemente sucesso nos seus empreendimentos.
Hoje, Ana embarcou em uma ideia e está à frente da primeira Administradora Digital de Condomínios da Bahia, um MyCond. A vontade de solucionar um problema do seu condomínio fez com que um empreendimento embarcasse na criação de um aplicativo que pudesse ser uma solução também para muitas outras pessoas. É aí que surge uma ferramenta que ajuda diretamente na gestão de preservativos e na comunicação entre moradores e ajudas.
Seu sucesso como empreendedora se destacou quando viu o fruto de sua criação tomar grandes proporções. Hoje, seu aplicativo possui mais de vinte mil downloads e entra na lista de ferramentas criadas por baianos com maior número de pessoas usando.
“Sou mãe de dois filhos e ainda tenho a missão de facilitar a vida de mais de 20 mil pessoas. Um trabalho nada fácil, mas possível e prazeroso ”, explicou o desenvolvedor.
O MyCond chegou para melhorar a gestão dentro dos condomínios. “Com o aplicativo é possível consultar em tempo real como reservas, ocorrências, demandas e diversos outros serviços do condomínio”, listar um empreendimento que levou o aplicativo também para outros estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Maranhão.
O mercado de tecnologia ainda é um setor dominado pelos homens. Isso está mudando? Sim. A paridade entre homens e mulheres já é um ideal? Longe disso. Mas exemplos como Ana Rita mostram que é possível entrar no mercado de tecnologia e destacar.