Sabe aqueles avisos de recall que vemos pela TV normalmente em horário nobre para realização de reparos em veículos… E que quase nunca atingem os principais interessados?
Pois agora isso é passado. Uma nova funcionalidade desenvolvida pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) diretamente para o Denatran agora avisa os proprietários de veículos sobre o recall diretamente pelo celular, de forma muito mais rápida, prática e efetiva.
Os avisos já estão sendo enviados eletronicamente pela Carteira Digital de Trânsito (CDT), aplicativo capaz de reunir a CNH e o documento do veículo digitais, e pelo Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), app que envia e permite desconto de multas de até 40% pelo celular. Mais de 30 montadoras já disponibilizam o serviço para o cidadão.
Como funciona
As notificações de recall disparadas para o celular informam qual é o problema, as características do veículo e a situação do atendimento, além de indicar a data do registro e de comunicação do chamado. Dessa forma, o proprietário pode saber quando comparecer à concessionária para realizar do serviço, que é gratuito de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.
De acordo com o Denatran, existem cerca de 10 milhões carros envolvidos em recalls no Brasil, mas somente 43% desses chamados foram efetivamente atendidos. A expectativa é de que, com os avisos enviados pelos aplicativos, esse percentual diminua significativamente.
Para donos de veículos que ainda não possuem os aplicativos CDT e SNE, os avisos serão disparados por e-mail e correspondência. “Como nem todos possuem os apps CDT e SNE, ou mesmo celulares, o Serpro vai enviar o aviso por e-mail e carta. Mas sem dúvida receber pelos aplicativos é muito mais prático para o cidadão”, destaca o gestor da solução do Serpro, Isidro Monteiro.
R7