As vendas no comércio varejista baiano recuaram em 0,7% em fevereiro de 2020, na comparação com igual mês do ano anterior. Enquanto o varejo nacional registrou a expansão no volume de negócios de 4,7%, em relação à mesma base de comparação. Na análise sazonal, o comércio varejista no estado baiano ficou estável. No bimestre a taxa do volume de negócios foi negativa em 0,1%. Esses dados foram apurados pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – realizada em âmbito nacional – e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento.
O resultado registrado para o varejo baiano nesse mês releva que o setor foi atingido pelas perspectivas menos favoráveis dos consumidores quanto à atividade econômica, apesar da expansão do crédito, às quedas de taxas de juros e da realização do carnaval, festa popular em que as vendas costumam serem aquecidas. Os dados divulgados pela Fundação Getulio Vargas referente ao Índice de Confiança do Consumidor (ICC) recuou em 2,6 pontos em fevereiro. De acordo com a SEI, em fevereiro de 2020, dos sete grandes grupos que compõem o IPC/SEI, quatro registraram aumento. Dentre eles, o de Alimentos e Bebidas que apresentou variação positiva de 0,86% e de vestuário com variação de 5,42%.
Outro aspecto observado é que nesse mês em razão da preocupação com a iminente chegada do coronavírus ao Brasil, alguns foliões baianos optaram por não se exporem nas ruas, refugiando-se em casa ou nas cidades do interior da Bahia. Confira o boletim no site da SEI.