Com o isolamento social em vigor, a saída é usar a internet para manter o negócio funcionando. Empresários decidiram apostar em ações de descontos e cupons para aquecer o Dia das Mães. Plataforma que oferece os descontos de diversas marcas conta que o retorno é positivo.
Nara Iachan, fundadora e CMO da Cuponeria, conta que as empresas mudaram o comportamento para acompanhar as necessidades do momento. Além de vender online, elas também procuram fazer campanhas em datas especiais.
“Enquanto que evidentemente houve uma queda muito grande em setores como turismo e lazer, a demanda por produtos de supermercado, itens de academia para treinar em casa, produtos para home office e serviços como psicólogo online aumentou muito”, aponta.
E a ação mostra resultado, conforme conta Nara: “uma curiosidade, talvez por conta do Dia das Mães, é que e-commerces de moda e beleza também aumentaram”.
A mudança de comportamento também depende dos clientes explorarem melhor os produtos e condições na internet, e parece que a mudança está ocorrendo. “As pessoas estão aderindo a novos hábitos, e isso certamente acelerou uma transformação digital. Tudo que os usuários estão conseguindo resolver via e-commerce, estão fazendo dessa forma”, comemora Nara.
A empresária conta que o melhor exemplo do resultado positivo é que em 2019 o e-commerce representava 20% da saída de cupons, e nos meses de quarentena a categoria tem representado quase 90% do total.
Muitas empresas correram para criar ou aperfeiçoar seus e-commerces, explica Nara. “A Marisa, por exemplo, passou os cupons físicos (que eram um fenômeno na Cuponeria) para o e-commerce. O que reparamos é que nossos parceiros foram bastante rápidos na adaptação, podendo assim atenuar os prejuízos”, destaca.
Momentos de crise
Nara comenta que foi justamente em um momento desafiador que nasceu o “cupom”. “O primeiro cupom inventado, da Coca-Cola, foi durante uma crise”, lembra. Para ela, os cupons são uma espécie de ajuda bilateral, “é um grande desafio”.
Hoje os cupons podem ser aplicados que inúmeros setores e produtos como: artigos esportivos, eletrônicos, móveis e itens de decoração, livros, cursos. A Cuponeria oferece ainda um apoio especial aos profissionais de saúde, com aluguel de carros gratuito.
“Lançaremos muito em breve, em parceria com uma grande marca, um festival que terá como função ajudar pequenos estabelecimentos locais a se manter nessa época de baixa”, finaliza Nara.
R7