Uma forte chuva causou alagamentos e transtornos em Salvador nesta quarta-feira (13). A chuva cai na capital baiana desde o início da semana, porém se intensificou entre a noite de terça e esta madrugada.
Nas ruas da Cidade Baixa, houve muitos alagamentos como na Rua Nilo Peçanha, no bairro da Calçada, e no Largo do Papagaio, no bairro da Ribeira. Na Nilo Peçanha, segundo a Transalvador, os veículos encontraram dificuldade para passar pelo local.
Nas principais avenidas de Salvador, como Paralela, Bonocô e Vasco da Gama, também há pontos de alagamentos, mas não houve registro de que ocorreu dificuldade para os veículos circularem nessas regiões.
De acordo com Sosthenes Macedo, diretor da Defesa Civil Salvador (Codesal), mais de 100 milímetros de chuva caiu em alguns pontos Salvador, como nos bairros de Mussurunga e São Cristóvão. Neste último, as pessoas precisaram andar pela água que ficou acumulada nas ruas.
Na rua Doutor João Pondé, no bairro da Barra, uma árvore caiu, atingiu uma fiação e bloqueou a via. A Transalvador e a Secretaria Municipal de Manutenção foram acionadas para a retirada da árvore da via. Ninguém foi atingido.
A Coelba também foi ao local da queda da árvore, já que os galhos atingiram os fios. Alguns imóveis da região ficaram sem energia, mas técnicos da companhia de energia foram encaminhados para manutenção.
Na rua da Bolandeira, na localidade conhecida como Bate Facho, região entre Boca do Rio e Imbuí, um muro caiu e atingiu a cozinha da casa de uma família.
A dona da casa disse que ninguém ficou ferido, mas o entulho tomou a cozinha dela. Na mesma região, só que em frente a casa da mulher que teve a casa atingida pelo muro, uma encosta preocupa os moradores que suspeitam da possibilidade de deslizamento de terra.
Foi registrado ainda a queda de um barranco no bairro de Cajazeiras VIII. Duas pessoas ficaram soterradas e foram socorridas por vizinhos. Quando o Corpo de Bombeiros chegou ao local, as pessoas já tinham sido retiradas e conforme informaram as testemunhas, elas passam bem.
A terra também deslizou no bairro do Calabetão e acabou derrubando uma árvore. Ninguém ficou ferido. Na Avenida Suburbana, sentido o bairro de Paripe, entre o Parque São Bartolomeu e o Largo do Luso, houve deslizamento de terra. Ninguém foi atingido e a pista para veículos não precisou ser interditada. Agentes da Limburp foram encaminhados para a limpeza da via
A Rua Areial de Cima, no bairro do Dois de Julho, foi interditada pela Defesa Civil, após dois casarões desabarem na segunda (11) e terça (13). A rua possui diversos casarões antigos e ainda há riscos de novos desabamentos. Com a intensidade da chuva e dos ventos, os imóveis ficam mais susceptíveis à queda.
Conforme boletim online da Defesa Civil de Salvador (Codesal), de 0h até 7h40 desta quarta, o número de ocorrências passava de 70. A maior delas é de deslizamento de terra.
A frente fria está se afastando de Salvador, mas a capital baiana ainda está sob um sistema de alta pressão que leva muita umidade para região.
De acordo com a Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura em Salvador varia entre 23ºC e 28C. A previsão é que a chuva continue ao longo desta quarta-feira, só que com menor intensidade.
G1