Com o isolamento social causado pelo coronavírus, as pessoas naturalmente querem buscar cada vez mais informações sobre o que está acontecendo no mundo, começam a ficar ainda mais estressadas por não poder sair de casa há mais de um mês… Situações como essas podem provocar o desequilíbrio emocional e tornar esse momento ainda mais desafiante.
Conheça 5 atitudes positivas indicadas pelo psicoterapeuta especialista em gestão emocional, Diego Wildberger, que podem ajudar a manter a inteligência emocional durante o isolamento social:
- Estabeleça uma rotina: o cérebro gosta de rotinas e padrões. Então, quando isso é estabelecido, ele gasta menos energia e permite focar nas atividades realmente importantes. Continue com seus hábitos normais como acordar e dormir nos horários habituais, não pular refeições e lembrar de beber bastante água durante o dia.
- Fuja do excesso de informação: com tanta coisa acontecendo no mundo e no país é inevitável querer ficar o tempo todo atualizado, mas a quantidade e qualidade das informações podem elevar o nível de ansiedade, estresse e irritabilidade, por isso é importante consumir notícias de fontes confiáveis. A higiene mental é imprescindível neste momento.
- Desconecte: procure ficar longe da tecnologia em alguns momentos do dia, aproveite para ler um livro e dedicar um tempo maior pra família. Vai perceber como será capaz, inclusive, de aumentar a sua produtividade e realizar tarefas que nem se lembrava.
- Busque soluções: quando tudo isso passar, várias pessoas precisarão dos seus serviços. Então, é interessante se perguntar: como posso me preparar agora para ajudar aqueles que vão precisar de mim? Quem são as pessoas e empresas que vão precisar dos meus conhecimentos e experiência para resolver suas questões pessoais e profissionais? Mesmo que você tenha sido demitido, alguém vai precisar dos seus serviços em algum momento. Qual diferencial você vai levar pro mercado?
- Sorria mais: se divirta com as besteiras que você cometer ao longo do dia. Sorria das bobagens que você ouvir, sorria de situações passadas, simplesmente sorria. O sorriso ativa uma região em nosso sistema límbico responsável pelas emoções e pela liberação de hormônios do bem-estar.