Em coletiva virtual na manhã desta segunda-feira, o prefeito ACM Neto anunciou a continuidade das ações nos bairros de Bonfim, Liberdade, Brotas, Plataforma, Lobato, Cosme de Farias e ampliação das medidas com ações de apoio à vida nos bairros de Massaranduba e Jardim Cruzeiro.
Desde a semana passada, o prefeito havia anunciado que anteciparia os feriados de São João (24 de junho), Independência da Bahia (2 de julho) e do 8 de Dezembro para os dias 25, 26 e 27 de maio, em Salvador.
ACM Neto divulgou também que em parceria com a UNicef, a prefeitura vai distribuir as doações de 100 mil sabonetes e mais 10 mil kits de limpeza para as comunidades carentes da capital.
O prefeito citou quais os principais adversários nas medidas de isolamento: “governo federal – medidas e posições geram dúvidas na cabeça das pessoas. O Presidente participou de aglomerações no fim de semana. Necessário falar a mesma linguagem. Quem paga o preço do relaxamento são todos nós. Outro fator é o próprio êxito das medidas. Quanto mais se evita o colapso, mais as pessoas se sentem confortáveis e reduzem os cuidados. É preciso reduzir taxa de transmissão e ocupação dos leitos”.
Neto criticou ainda a falta de limites observada na reunião ministerial divulgada pelo STF. Ele disse que espera postura de maturidade do governo federal diante da pandemia.