Foi solicitado também que haja escalonamento na entrada e saída dos trabalhadores dos comércios e serviços autorizados a retomar as atividades presenciais. A medida é considerada “determinante para que não haja saturação do transporte coletivo, garantindo assim a segurança de todos”.
A medida quer garantir a segurança dos passageiros, motoristas e cobradores no transporte coletivo municipal, tendo em vista a previsão de reabertura de escritórios e concessionárias de veículos. A capital está na fase 2 do programa estadual de retomada econômica durante a pandemia do novo coronavírus.
A ideia com o escalonamento é diluir o horário de pico. A SPTrans já enviou uma circular para as empresas concessionárias de ônibus orientando para que as viagens sejam realizadas sem exceder a capacidade máxima de passageiros sentados. Assim, os motoristas terão autorização para não parar em pontos de embarque caso o coletivo já tenha os assentos ocupados.
O secretário municipal de Mobilidade e Transportes de São Paulo, Edson Caram, afirmou que o sistema tem hoje 3,3 milhões de viagens por dia, com uma média diária de 1,2 milhão de passageiros. “Se eu conseguir escalonar os horários de pico a cada duas horas mantendo este 1,2 milhão para cada horário, o sistema da cidade de São Paulo, com certeza, vai funcionar de forma saudável”, explicou.
Não há previsão de multa caso a recomendação não seja cumprida pelas empresas de ônibus, mas elas serão notificadas.
As equipes da SPTrans monitoram a movimentação de passageiros e fará os ajustes necessários para adequar a frota à demanda, disponibilizando ônibus vazios para atender os pontos mais cheios de passageiros que não puderam embarcar.
Outras medidas
Além do uso obrigatório de máscaras nos ônibus e terminais, há marcação no solo dos terminais para indicar a distância de um metro entre os usuários nas filas, higienização dos coletivos entre as viagens e limpeza do ar-condicionado, das plataformas e banheiros.
Também foi autorizado o uso de cortina em “L” para proteção do motorista. Foram feitas ações de orientação e conscientização sobre cuidados e higiene pessoal por meio de mensagens sonoras, cartazes nos terminais e redes sociais.
R7