- A Ford vai retomar a produção na fábrica de Camaçari em 22 de junho e na fábrica de Taubaté em 1º de julho.
- Medidas rígidas de segurança e proteção foram implementadas, baseadas nos processos globais da Ford, para criar um ambiente seguro e saudável para os empregados da empresa. As medidas incluem: avaliação de saúde, equipamentos de proteção individual e modificações nas instalações para aumentar o distanciamento social.
- A produção será acelerada gradualmente, conforme os trabalhadores se ajustarem aos novos protocolos de saúde e segurança e toda a cadeia de fornecedores ganhe velocidade.
A Ford prioriza a saúde e a segurança de seus empregados, concessionárias, clientes, parceiros e comunidades durante a crise do coronavírus. Dentro desse contexto, a empresa decidiu retomar as operações de produção na fábrica de Camaçari em 22 de junho e na fábrica de Taubaté em 1º de julho.
A Ford adota um processo global para determinar o momento certo de retomada da produção, com a avaliação constante das condições de saúde pública e das ações e recomendações do governo, assim como da disponibilidade dos fornecedores.
“Temos monitorado de perto o estado da pandemia no Brasil nas últimas semanas, já que a saúde e a segurança dos nossos empregados são prioridades máximas em todas as decisões”, diz Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul e Grupo de Mercados Internacionais. “Nós trabalhamos intensamente para redesenhar nossos processos, protocolos de trabalho e instalações para garantir que quando voltarmos ao trabalho haja um ambiente saudável e seguro para todos.”
A aceleração da produção será feita gradualmente, conforme os trabalhadores se ajustarem aos novos protocolos de saúde e segurança e toda a cadeia de fornecedores ganhe velocidade.
Nessa fase, a fábrica de Camaçari vai operar em um turno a partir de 22 de junho, e a fábrica de Taubaté vai retornar com um turno a partir de 1º de julho. No entanto, todos os funcionários que podem fazer seu trabalho remotamente continuarão a atuar dessa forma.
Para orientar os empregados sobre os novos protocolos de saúde e segurança, a Ford criou um Guia de Retorno ao Trabalho na Manufatura, com normas e recomendações abrangentes para informar e proteger sua força de trabalho. Esse guia foi elaborado com base nas melhores práticas e sugestões de especialistas de todo o mundo. Os seus protocolos de segurança incluem:
- Autocertificação diária de saúde, feita por todos os empregados e visitantes antes de sair para o trabalho. Aqueles que apresentarem qualquer sintoma, ou foram expostos ao vírus, serão instruídos a não ir às instalações da Ford.
- Verificação de temperatura sem toque na chegada – pessoas com temperatura elevada não poderão entrar e precisarão estar isentas de sintomas antes de retornar ao trabalho.
- Máscaras faciais serão obrigatórias para todos que entrarem nas instalações da Ford. Cada empregado receberá um kit incluindo máscaras faciais e outros itens de proteção para poder trabalhar com saúde e conforto.
- Nas tarefas que não permitirem o distanciamento social, é obrigatório o uso de óculos de segurança com proteção lateral ou facial.
- O intervalo de tempo entre os turnos de produção será ampliado para limitar a interação entre os funcionários e permitir limpeza adicional.
A Ford produziu máscaras de proteção facial na Fábrica de Camaçari para uso próprio nas suas instalações, reduzindo a demanda dos fornecedores desses equipamentos de proteção individual requeridos pelos serviços médicos e outras indústrias. Todos que trabalham nas instalações da Ford devem usar máscaras faciais fornecidas pela empresa, de acordo com os seus protocolos globais, sendo exigidos também, em alguns casos, óculos de segurança ou protetores faciais.
A Ford também continua a apoiar a comunidade na luta contra a pandemia com várias iniciativas. A empresa doou 113.000 protetores faciais produzidos na Fábrica de Camaçari, já consertou mais de 280 respiradores mecânicos em parceria com o SENAI e forneceu veículos para a Cruz Vermelha Brasileira, usados no transporte de voluntários e suprimentos médicos.
Adicionalmente, a Ford lançou várias ações para ajudar os clientes a enfrentar esse momento desafiador, incluindo a operação ininterrupta do serviço de Assistência 24 Horas, o programa “Compre Sem Sair de Casa”, a venda on-line de peças e acessórios através do Mercado Livre e a expansão do Auto Busca, aplicativo de vendas de peças para reparadores e oficinas independentes.