A venda de veículos usados também inicia uma recuperação segundo indicam os dados da Fenabrave – federação dos distribuidores de veículos que trazem os dados de mercado das concessionárias do país.
Os dados indicam que as transações de veículos usados, considerando todos os segmentos somados – automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários eoutros – estão em alta.
A compra e a venda de veículos cresceram 69,18%, no mês de junho. No total 744.643 unidades foram comercializadas contra 440.147 em maio. Se comparado com junho do ano passado (1.068.013 unidades), a queda foi de 30,28%.
No fechamento do primeiro semestre, ante igual intervalo de 2019, as transações retraíram 34,01%, somando 4.505.981, ante as 6.828.225 unidades, vendidas no mesmo período do ano passado.“Este mercado sofreu durante o primeiro semestre, assim como o mercado de novos, pela retração nos negócios e pela dificuldade dos registros nas transações pelo fechamento dos Departamento Estaduais de Trânsito (DETRANs), que afetou, diretamente, o segmento de usados. Outro fator relevante foi o período em que as Concessionárias permaneceram fechadas, durante a quarentena mais restritiva”, comenta Alarico Assumpção Júnior, presidente da FENABRAVE
No entanto boa parte dos DETRANs, como muitos departamentos públicos no país seguem fechados apesar da retomada da economia.