Um dos principais pontos de atenção para a retomada das aulas presenciais é como avaliar os conhecimentos que os estudantes adquiriram durante o período de distanciamento social. Para ajudar professores a fazerem uma avaliação diagnóstica, que comporte outras possibilidade além da aplicação de provas, o Sesc promove o Webinar “Avaliação Diagnóstica – Ações de acompanhamento dos percursos de aprendizagem” na próxima terça-feira, 21 de julho, em https://www.youtube.com/
O seminário on-line terá a participação da professora da Faculdade de Educação e da Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Cláudia Fernandes. A educadora já realizou pesquisas com ênfase em currículo e avaliação das aprendizagens em contextos escolares, em especial relacionadas à implantação dos ciclos nas escolas públicas.
“Como vamos olhar para o aprendizado dos estudantes na pandemia? Como criar um processo de avaliação que mostre isso? Como aplicamos esses resultados na revisão dos currículos?”, diz Gilvania Ferreira Porto, analista de educação do Sesc, ao apontar questionamentos que serão debatidos no webinar.
Ela explica que os professores terão o desafio de reorganizar os currículos para que o ano letivo seja repensado num prazo de alguns meses. Para fazer isso de forma que os alunos não sejam prejudicados é preciso uma avaliação mais completa, que faça um diagnóstico do que eles aprenderam durante às aulas remotas e, também, das outras experiências no cotidiano das suas residências.
“Os professores devem usar outros instrumentos além das provas. Todos aprenderam algo, além das disciplinas regulares, e isso deve ser levado em conta na hora de reorganizar o currículo escolar dos próximos meses”, explica Gilvania.
SERVIÇO:
O que: Webinar “Avaliação Diagnóstica – Ações de acompanhamento dos percursos de aprendizagem”
Quando: Terça-feira, 21 de julho, às 14h30
Onde: https://www.youtube.com/
Quem: Professora Claudia Fernandes, mediada pelos analistas de educação do Sesc, Gilvania Porto e Lucas Cruz