Acabou a saudade. Apesar do Brasil ainda viver um situação complicada por conta da pandemia do novo coronavírus, o futebol está de volta. A noite desta quarta-feira (22) será de retorno para o Bahia após quatro meses. Às 20h, a equipe enfrenta o Náutico, em Pituaçu, pela última rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste. O jogo será de portões fechados.
A última entrada do Esquadrão de Aço no tapete verde aconteceu no dia 14 de março, também pela Copa do Nordeste. Pouco antes da Covid-19 se tornar uma triste realidade, o time treinado por Roger Machado bateu o América-RN por 2 a 0, com gols de Élber e Juninho Capixaba, e se garantiu na próxima fase do regional.
Após essa partida, o elenco tricolor teve os treinos presenciais suspensos e o jeito de manter a forma foi recorrer aos treinos físicos virtuais. O grupo só voltou a trabalhar de forma presencial no CT Evaristo de Macedo no dia 16 de junho. O lateral-esquerdo Capixaba não escondeu a sua ansiedade.
“Não tem como não estar ansioso depois de 120 dias nessa parada. Acompanhamos o futebol voltando em outros países e agora é concreto no nosso país. É algo que nós do futebol estávamos sentindo falta. Me sinto ansioso, não vejo a hora de chegar e matar essa saudade”, disse, em entrevista à Live do BN.
O longo período de inatividade foi destacado pelo técnico Roger Machado. Segundo o comandante, a equipe vai precisar tomar cuidado com a parte muscular para aguentar a sequência frenética de partidas.
“A gente trabalhou bastante a parte tática e coletiva. Nesses 40 dias, boa parte desse período treinamos individualmente, sem poder treinar coletivamente. Longo período de inatividade, que não estamos acostumados. Precisamos ter cuidados especiais, principalmente com a questão muscular. O que a gente espera para a reestreia é ter evolução e suportar bem a carga de jogos, que serão muitos nas próximas semanas”, declarou.
Para a partida, o Esquadrão de Aço não terá o goleiro Douglas, que se recupera de um estiramento muscular. Com isso, Anderson vai continuar como titular na meta do Esquadrão de Aço. No meio-campo, Ronaldo deve ser o substituto de Gregore, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
NÁUTICO
Após voltar a jogar no último final de semana, vencer o Salgueiro e avançar no Campeonato Pernambucano, o Náutico quer a mesma façanha na Copa do Nordeste. No entanto, o novo coronavírus tem sido um problema sério dentro do Timbu.
Além do meia Jean Carlos, destaque da equipe, os zagueiros Rafael Ribeiro e Itambé testaram positivo. A dupla vai passar por um novo teste para saber se podem estar à disposição.
Outro que está fora é o volante Josa, com dores na região lombar.
O Náutico pode até empatar com o Bahia para avançar às quartas de final, desde que o Santa Cruz, que é o quinto com 10 pontos, não vença o já eliminado River-PI, lanterna da chave A com quatro pontos.
FICHA TÉCNICA
Bahia x Náutico
Copa do Nordeste – 8ª rodada
Local: Pituaçu, em Salvador
Data: 22/07/2020 (quarta-feira)
Horário: 20h
Árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim (AL)
Auxiliares: Esdras Mariano de Lima Albuquerque e Pedro Jorge Santos de Araújo (ambos de AL)
Bahia: Anderson; João Pedro, Lucas Fonseca, Juninho e Juninho Capixaba; Flávio, Ronaldo (Jadson), Élber, Rodriguinho e Clayson; Gilberto. Técnico: Roger Machado.
Náutico: Jefferson; Hereda, Carlão (Rafael Ribeiro), Lombardi e Wilian Simões; Luanderson, Jhonnatan, Jorge Henrique (Bryan); Erick, Thiago e Kieza. Técnico: Gilmar Dal Pozzo.
Bahia Notícias