O Bahia chegou às semifinais da Copa do Nordeste com uma boa vitória diante do Botafogo da Paraíba. O brilho do jogo, no entanto, acabou apagado por dois lances cruciais da arbitragem na segunda etapa. Primeiro, anulando um gol legal da equipe paraibana, que seria o de empate, quando a partida estava 2×1 para o tricolor, e depois confirmando o terceiro gol, com Fernandão saindo em impedimento. Ronaldo e Rodriguinho marcaram os outros gols do Esquadrão que volta a campo na quarta-feira pelo Nordestão, mas antes enfrenta neste domingo o Fluminense de Feira, pela última rodada da primeira fase do Baianão.
O Bahia foi melhor em campo no início e no fim do primeiro tempo em Pituaçu. O Botafogo-PB foi mais atuante no miolo dessa etapa. Tomando a iniciativa de ir ao ataque, o Tricolor de Aço abriu o placar ao 12 minutos, com Ronaldo aproveitando um rebote da área botafoguense e batendo de primeira, com estilo, longe do alcance do goleiro Felipe. O gol poderia ter desmontado a estratégia do time paraibano, que era jogar fechado atrás, apostando em uma bola ofensiva. Mas não. Os botafoguenses até melhoraram em campo e chegaram perto do empate em duas boas oportunidades, com Mário e Lohan, mas pararam na boa atuação do goleiro Anderson. Até que a equipe baiana voltou à carga novamente, assumiu o controle do jogo, mas não conseguiu mais boas finalizações.
Jogo intenso na sua segunda metade. E começou em alta velocidade, com o Bahia ampliando o placar em gol de Rodriguinho logo aos dois minutos: Juninho Capixaba cruzou rasteiro, da esquerda, e Rodriguinho só empurrou para as redes. Apesar da adversidade ampliada no placar, o Botafogo-PB se manteve concentrado no jogo e foi para cima. Empatou aos 13 minutos, depois que Fred cobrou falta na trave e, no rebote, Rodrigo Andrade completou de cabeça, no contrapé de Anderson. E o time paraibano chegou ao empate apenas cinco minutos mais tarde, com Kelvin, mas a arbitragem marcou impedimento do atacante botafoguense em um lance no mínimo muito duvidoso. E, aos 24, teve mais polêmica. Rodrigão marcou o terceiro do Bahia, mas estava em posição de impedimento. A arbitragem validou o lance, e os botafoguenses ficaram na bronca. Daí para a frente, quase não teve mais futebol. O árbitro distribuiu cartões amarelos, encerrou a partida com 3 a 1 para o Bahia no placar e ainda expulsou o goleiro Felipe, do Botafogo-PB, após o apito final.
(Foto: Felipe Oliveira/ECBahia)
FICHA TÉCNICA
Bahia x Botafogo-PB
Copa do Nordeste – Quartas de final
Local: Pituaçu, em Salvador
Data: 25/07/2020 (sábado)
Horário: 21h30
Árbitro: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)
Auxiliares: Ricardo Bezerra Chianca e Bruno Cesar Chaves Vieira (ambos de PE)
Cartão amarelo: Lohan, Mauro Fernandes, Mineiro (Botafogo-PB) / Alesson (Bahia)
Gols: Ronaldo, Rodriguinho e Fernandão (Bahia) / Rodrigo Andrade (Botafogo-PB)
Bahia: Anderson; João Pedro, Lucas Fonseca, Juninho e Juninho Capixaba; Flávio (Elton), Ronaldo, Rodriguinho (Daniel), Clayson (Marco Antônio) e Élber (Alesson); Fernandão (Saldanha). Técnico: Roger Machado.
Botafogo-PB: Felipe; Wellington Cézar, Fred, Luís Gustavo e Mário; Mineiro, Everton Heleno (Dico), Marcos Vinícius e Rodrigo Andrade; Cássio Gabriel (Kelvin) e Lohan (Mário Sérgio). Técnico: Mauro Fernandes.