Madonna caiu na fake news, nesta terça-feira (28), e teve sua postagem ocultada pelo Instagram, que classificou a publicação como informação falsa checada por verificadores de fatos independentes.
O post em questão foi um vídeo alarmista no qual a médica Stella Immanuel afirmava que o novo coronavírus “tem uma cura” e “se chama hidroxicloroquina”. No conteúdo, também em tom sensacionalista típico das fake news, dizia ainda que “Todos têm que assistir e compartilhar! A cura para a Covid exposta. Americanos morreram em vão”.
Na descrição da postagem, a cantora e compositora reforçava a informação falsa com afirmações conspiracionistas. Madonna afirmou que a cura para a Covid-19 foi “provada e está disponível há meses” e que “algumas pessoas não querem ouvir a verdade, especialmente as que lucram com a longa busca pela vacina”. Após receber duras críticas pela propagação de mensagens faltas, ela acabou apagando a publicação.
O novo coronavírus ainda não tem cura e tampouco a conclusão de uma vacina efetiva. A medicação sugerida pela artista foi alvo de diversos estudos em todo mundo, que comprovaram sua ineficácia para o tratamento da Covid-19, não sendo recomendada pela Organização Mundial da Saúde para este fim.
Recentemente, a A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) também confirmou tal protocolo, orientando que a hidroxicloroquina e a cloroquina fossem excluídas para tratar a doença no Brasil.
Bahia Notícias