Levantamento feito pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo mostrou que 55% dos lojistas preveem queda de 5% nas vendas para o Dia dos Pais. Outros 25% dos empresários acreditam que as vendas caiam 10% e os 20% restantes dos comerciantes esperam estabilidade. Para os lojistas, os setores que mais podem ser favorecidos nas vendas são vestuário, calçados, perfumes, eletrônicos e ferramentas.
“Após quatro meses do anúncio da quarentena, ainda estamos vivendo o impacto econômico devido à crise causada pelo novo coronavírus. Diante desse cenário, o comércio varejista reflete impactos negativos nas vendas, como a expectativa para o Dia dos Pais”, avaliou o presidente da federação, Maurício Stainoff.
De acordo com a pesquisa, 95% dos donos de lojas acreditam que a liquidação de inverno pode favorecer as vendas por coincidir com a data e assim chamar a atenção dos consumidores, impulsionando as compras. Para 5%, os consumidores estarão em busca de outros tipos de presentes.
Para 60% dos lojistas, a maioria das compras será feita pela internet para receber o produto em casa, devido ao fato de que grande parte dos consumidores ainda está receosa de sair de casa por causa dos riscos de contrair a covid-19.
Agência Brasil