O TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) condenou 16 pessoas pela queda da ciclovia Tim Maia, que terminou com a morte de duas pessoas, em abril de 2016, em São Conrado, na zona sul da capital. A justiça determinou uma pena de três anos, 10 meses e 20 dias de detenção, que serão convertidos em perda de direitos, multa e serviços comunitários.
De acordo com a Justiça do RJ, outros dois réus, apesar de condenados, tiveram extinta a punibilidade por contarem mais de 70 anos na data da sentença. Todos os culpados, segundo o TJ-RJ, atuaram diretamente na construção da ciclovia, seja na elaboração do projeto ou na fiscalização da obra.
Na decisão, o juiz André Felipe Veras de Oliveira, da 32ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do RJ, afirmou que houve negligencia por parte dos réus, rejeitando estudos oceanográficos.
“Negligenciando o estudo oceanográfico e costeiro, e levada adiante, ainda assim, a obra até então inédita, edificada às cegas do ponto de vista da hidráulica marítima e costeira, os réus cooperaram entre si para o crime”, destacou Oliveira.
Em nota, o TJ-RJ relembrou que a ciclovia caiu apenas três meses após a inauguração.
R7