Inovando a maneira de fazer compras pela internet, o laboratório interno de projetos experimentais do Google, “Area 120”, inaugurou no mês de julho a plataforma inovadora de e-commerce: Shoploop. Sob a promessa de experiências singulares, o site traz vídeos interativos dos produtos, análise audiovisual por outros compradores, além de compras rápidas ao clicar nos review de anunciantes e clientes.
Apesar de seguir a febre mundial do e-commerce, o Shoploop difere de outros marketplaces pelo acesso a mídias sociais interativas, reviews e possibilidade de compra em um só lugar. A frente em soluções criativas, o projeto descarta o uso de vários aplicativos para assegurar a confiabilidade do produto, como ver avaliações no Youtube, consumidores no Instagram e preços na loja virtual, unindo tudo que o cliente precisa saber na plataforma do Google.
Segundo a consultora de marketing digital, Priscyla Caldas, o Shoploop se assemelha ao funcionamento de uma rede social, como o TikTok, mas com a finalidade de vendas. A profissional explica que o Google conseguiu criar uma plataforma dinâmica, ousada e inovadora, que poderá se destacar no ranking de consumidores dos marketplaces tradicionais.
“Eu vejo o Shoploop como um conjunto que engloba segurança nas compras online; avaliação real e verídica dos consumidores; análise sensitiva do uso do produto, além de propor uma interatividade que sinto falta nos marketplaces atuais. Enquanto as lojas virtuais tradicionais simulam apenas as vitrines de estabelecimentos físicos, o Shoploop entrega vitrines interativas simuladas através de vídeo, como um comprador lhe oferecendo amostras grátis para experimentar o produto, só que menos evasivo e mais ilustrativo”, elucida.
Explicando o funcionamento da plataforma, a consultora afirma que o design lembra uma rede social, bastando deslizar o dedo para rolar vídeos que possuem de 60 a 90 segundos. A nova plataforma também traz figurinhas, ‘gifs’ e outros elementos interativos que se assemelham ao Instagram. Priscyla elenca três funcionalidades diferentes no marketplace: ‘botão’ de curtir, compartilhamento e a possibilidade de seguir criadores de conteúdo da plataforma.
Após analisar as ofertas durante o tempo necessário, Priscyla explica que o “botão do item” fica disponível do começo ao fim dos vídeos, situado no canto inferior esquerdo da tela dos smartphones. Acompanhado do valor e loja, ao clicar no item o consumidor é redirecionado ao link para efetuar a compra.
“Como a plataforma é recente, os desenvolvedores explicam que o setor de beleza é o foco atual. Acredito que por serem produtos de fácil demonstração, é normal o setor ser priorizado antes de outros grandes competidores, como eletrodomésticos e móveis, mas não deve demorar a serem acrescentados. Divertido, interativo e com uma proposta muito diferente, o Shoploop serve de inspiração para as lojas virtuais que irão surgir ou que precisam se renovar, entregando uma melhor experiência dos compradores com os produtos”, conclui.
Ainda sem data para estrear no Brasil, o Shoploop está em fase de expansão para outras regiões. Os status da plataforma podem ser verificado através do link shoploop.area120.google.com.
Para mais informações sobre marketplaces inovadores, acesse www.arunamarketing.com.br.