Alguns atendimentos presenciais realizados por serviços da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), em Salvador, começaram a ser retomados na segunda-feira (17). A pasta estabeleceu um protocolo com novas ações para a retomada das atividades entre agosto de 2020 e janeiro de 2021, que será dividida em três fases. [Confira os pontos de cada fase ao final da reportagem].
Duas unidades do Centro de Referência Especializado de Assistência Social(Creas) localizadas nos bairros de Boca da Mata e Cabula começaram as atividades presenciais na segunda-feira, e a do bairro do Curuzu voltou a funcionar nesta terça-feira (18). Anteriormente, os Cras estavam funcionando em regime de plantão, com atendimentos três vezes por semana.
A partir do dia 24 de agosto, 28 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e os quatro Centros Especializados em População de Rua (Centros Pop) voltam a atender, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.
Ainda na primeira fase de reabertura, o Cadastro Único voltará a realizar cadastros e atualizações. Inicialmente, serviços para o Bolsa Família, benefícios sociais e eventuais serão marcados através de agendamento. Os técnicos da Sempre entrarão em contato para marcar os atendimentos.
O Cras trabalha na prevenção de violação de direitos, com ações como: atendimento psicossocial; encaminhamentos à rede socioeducativa com famílias no contexto comunitário, visando a orientação e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários; oficinas de convivência e de trabalho socioeducativo; campanhas socioeducativas; e fortalecimento de grupos sociais.
Já o Creas atua quando o direito já foi violado, através de encaminhamentos à rede socioassistencial; reuniões e ações comunitárias; palestras voltadas às famílias e à comunidade; oficina de convivência e de trabalho socioeducativo; campanhas socioeducativas; articulação com o Sistema de Garantia de Direitos (Ministério Público, Juizado da Infância e Juventude, Conselhos Tutelares).
Já na segunda fase, que será ativada nos meses de outubro e novembro deste ano, estão previstas a retomada do funcionamento dos demais Creas (Bonocô, Itacaranha e Fazenda Coutos), e as refeições voltarão a ser servidas nos espaços internos dos restaurantes populares.
Entre dezembro e janeiro, será colocada em prática a terceira fase do protocolo, em que está previsto o retorno integral das atividades e de todos os serviços da secretaria.
A volta das atividades de grupo e ações de saúde do trabalhador, as visitas domiciliares eletivas, o atendimento presencial no Centro Dia, entre outros, também estão previstos para essa etapa.
Confira os pontos do protocolo em cada fase:
Fase 1 – Agosto e setembro
- A partir de 17 de agosto funcionamento de 28 CRAS, de segunda a sexta das 9h às 15h
- Manutenção do acompanhamento das Unidades através de videoconferência e teleatendimento.
- Retomada do funcionamento em 17 e 18 de agosto de 3 CREAS (Boca da Mata, Cabula e Curuzu), garantindo atuação de profissionais CREAS de segunda a sexta, das 9h às 15h.
- Centros POP com retorno do funcionamento normal, de segunda a sexta, de 8h às 17h.
- Manutenção da oferta de lanches para o púbico do SCFV e assessoramento técnico às instituições parceiras.
- Continuidade de participação nas ações externas – Salvador por Todos e Restrição de Bairros/prevenção a vida.
- SEAS continua em funcionamento normal (todos os dias de 7h às 19h).
- UAI’s mantida a oferta de vagas, funcionando durante 24h.
- Potencialização do teleatendimento remoto.
- Manutenção do Ajuris Móvel na modalidade de teleatendimento.
- Realização de visitas domiciliares emergenciais, mantendo a suspensão das visitas eletivas de acompanhamento familiar.
- Ampliação da oferta de benefícios eventuais – Alimentação, Moradia e Natalidade
- Centro Dia manterá acompanhamento e cadastramento remoto dos usuários, podendo realizar atendimento presencial apenas para apoio aos responsáveis pelas crianças, bem como a entrega de cestas básicas e kits higiene e limpeza; de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.
- Em setembro as refeições voltam a ser servidas de segunda a sexta
- Preparação da equipe para retorno das alimentações servidas nos restaurantes.
Fase 2 – Outubro e novembro
- Retomada do funcionamento dos demais CREAS (Bonocô, Itacaranha e Fazenda Coutos), completando os 7 CREAS, segunda a sexta-feira, e avaliar continuidade do horário reduzido de 9h às 15h.
- Centros POP permanecem com funcionamento normal, de segunda a sexta, de 8h às 17h.
- Manutenção da oferta de lanches para o púbico do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e assessoramento técnico as instituições parceiras
- Manutenção da oferta de benefícios eventuais – Alimentação, Moradia e Natalidade
- As refeições voltam a ser servidas nos espaços dos restaurantes populares. Cada restaurante deverá iniciar o horário de almoço, das 11h às 14h, respeitando todas as recomendações do cuidado coletivo e individual com funcionários e usuários
Fase 3 – Dezembro e janeiro
- Provável retomada das atividades de grupo e Ações de Saúde do Trabalhador (em todas as etapas)
- Retorno das visitas domiciliares eletivas
- Retorno das atividades do Programa Acessuas Trabalho através de protocolo especifico
- Retorno das atividades do Projeto Educação Financeira através de protocolo especifico
- Retorno das atividades do SCFV ofertadas pelo CRAS e pelas instituições parceiras através de protocolo especifico
- Centro Dia retoma o atendimento presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
- Serviço de Proteção Especial PCD de execução indireta (OSC) poderá retomar o atendimento presencial, se houver suspensão do Decreto de Emergência e conforme planejamento das OSC´s.
- UAI permanece em funcionamento 24h.
- Manutenção da oferta de Benefícios eventuais (alimentação, auxílio moradia e Natalidade)
- Restaurantes populares com atendimento normalizado, tempo de almoço estendido para dar condições de atendimento sem aglomeração, respeitando o distanciamento de 2,0m entre os usuários e as demais medidas de proteção individual e coletiva;
G1