O renomado cineasta e escritor baiano Mestre Jair Moura morreu, vítima da Covid-19, na manhã de quarta-feira (19), aos 84 anos, em Salvador. Ele é um dos precursores nos Estudos da Capoeira no Brasil.
Moura estava internado no Hospital Santa Izabel há uma semana. Segundo familiares, ele deu entrada na unidade com complicações cardiovasculares e respiratórias. Apesar de ser socorrido, o artista não resistiu. O cineasta foi enterrado na quarta-feira, no Cemitério Bosque da Paz, em Nova Brasília.
Jair completaria 85 anos no dia 27 de agosto. Ele enfrentava um câncer de pele, que acabou afetando sua visão. O Mestre chegou a fazer uma cirurgia nos olhos, também no Hospital Santa Izabel.
Desde o final dos anos 50, Jair Moura é discípulo de Mestre Bimba, criador da capoeira regional, e se tornou uma das quatro pessoas a receber diretamente das mãos dele o Lenço Branco, que simboliza o título de Mestre na modalidade.
Por meio de nota, a Secretaria de Cultura da Bahia lamentou a morte do escritor. “A SecultBA reconhece a imensa contribuição de Jair Moura para a preservação da história da capoeira e dos grandes mestres, seu legado permanece e estimula outras gerações de pesquisadores, mestres e intelectuais. Nossa solidariedade aos amigos, aos entes queridos e à Capoeira que está de luto neste dia”, diz parte do texto.
Mestre Jair Moura deixa seus filhos Jacir Moura, de 44 anos, com quem estava morando, e Moacir Moura, de 42 anos.
Varela Notícias