A Natura é a primeira a empresa do setor de cosméticos a apostar em dispositivos de “cheiro digital”. A inovação tecnológica permite a experimentação de diversas fragrâncias de uma forma única. Desenvolvida pela startup Noar, com experiência olfativa prototipada em conjunto com o P&D da Natura, e com investimento da empresa de embalagens de vidro Wheaton, a novidade permite que consumidores possam apreciar os perfumes a partir de aparelhos como celulares e tablets, podendo diminuir a necessidade de testadores e outras formas de amostragem no ponto de venda.
O primeiro produto que será lançado no mercado será o MultiScent 20, um demonstrador digital de fragrâncias – em formato de tablet – controlado por um aplicativo. O aparelho permite experimentar até vinte fragrâncias diferentes, substituindo cada refil após 100 disparos. O acesso ao catálogo é feito por meio do escaneamento do QR Code que fica localizado no MultiScent 20.
A Natura será a primeira empresa a usar a inovação em seus canais de venda. Roseli Mello, Head Global de P&D da Natura, explica que o MultiScent 20 deverá chegar ao varejo e para as consultoras de beleza até o final do ano. No contexto de isolamento social, outro fator de relevância é a segurança que o aparelho oferecerá para os consumidores. “O device é uma oportunidade segura de experimentação de fragrâncias, pois pode ser feita com o uso de máscaras de proteção”.
A CEO da Noar, Cláudia Galvão, explica que, ao liberar uma fragrância usando uma tecnologia de “cheiro seco”, é possível experimentar vários produtos em sequência, sem confundir o cérebro. “Isso só é possível pois a tecnologia não deixa resíduos no ar ou nos usuários”, pontua.