Os estabelecimentos comerciais do bairro podem funcionar das 10h às 16h. As atividades liberadas nas fases de retomada devem, inclusive, se adaptar a esse horário. No caso de bares e restaurantes, por exemplo, que em toda cidade podem abrir das 12h às 23h, no Nordeste de Amaralina devem atender presencialmente das 12h às 16h, de segunda a domingo. O delivery segue sem restrição de horário.
Durante as seis semanas de isolamento total no bairro, equipes da Prefeitura distribuíram 473 cestas básicas para trabalhadores informais e entidades sociais, ofertaram 7.508 testes rápidos (com 2.510 resultados positivos) e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) totalizou 213 atendimentos na área social. Além disso, máscaras foram distribuídas à população e serviços como medição de temperatura, higienização de ruas, ações de combate ao mosquito Aedes aegypti também foram realizadas ofertados. Todas essas ações continuam.
Outras localidades – Também estão recebendo as medidas restritivas regionalizadas e as ações de proteção à vida as localidades de Pernambués/Saramandaia, São Cristóvão, Santa Cruz e Plataforma. Vale frisar que, nesses bairros, todo comércio formal e informal deve permanecer fechado, sendo autorizados a abrir para atendimento presencial apenas estabelecimentos considerados essenciais, a exemplo de farmácias, supermercados, açougues e padarias, entre outros.
Fiscalização – A fiscalização do cumprimento das regras nos bairros é feita por equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), em parceria com agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) e outros órgãos da gestão. No período entre 10 de julho e 23 de agosto, foram realizadas 3.654 vistorias e 53 interdições somente no comércio formal da região do Nordeste de Amaralina.
Fotos: Jefferson Peixoto/Secom