A escassez de profissionais especializados para o segmento de açougue é uma realidade no mercado. Para contornar o problema e, ao mesmo tempo, oportunizar uma nova profissão para seus próprios funcionários, a RedeMix decidiu abrir para o público interno uma capacitação profissional para açougueiros. A primeira turma será formada no mês de outubro, marcando também a primeira ação do programa Banco de Talentos. Dentro dele, o setor de Recursos Humanos faz a seleção de colaboradores que almejam aprender uma nova profissão e crescer dentro da empresa, oferecendo cursos específicos.
“Assim como em outros segmentos, o nosso também sofre com a dificuldade de encontrar mão de obra qualificada, e neste caso temos a função de açougueiro como o nosso foco de atenção. O Banco de Talentos, no momento, tem como prioridade a formação desses profissionais, oportunizando a capacitação interna”, detalha Kelly Passarello, gerente de Recursos Humanos da RedeMix.
Esta, porém, não é uma ação isolada: ela faz parte da estratégia operacional e de RH do grupo, que foca em capacitar e desenvolver novos talentos, bem como atualizar e manter motivados os colaboradores mais antigos da empresa. Para isso, a rede mantém um Programa de Capacitação, com quatro formatos.
“Além do Banco de Talentos, temos os cursos externos, específicos e voltados para nosso negócio, feitos em entidades e instituições como Abase, escolas técnicas e universidades. Outro pilar é o Programa de Performance Operacional Campeã, no qual são feitas visitas periódicas mensais às lojas e realizadas avaliações operacionais em todos os setores, com o uso de checklists, visando medir e checar os padrões existentes nas operações e, ao mesmo tempo, um grupo de instrutores juntamente com o gerente de Desenvolvimento Operacional, realiza treinamento de capacitação ‘ombro a ombro’. Temos também os Módulos Operacionais feitos em sala de treinamento, com ambiente de formação controlado”, pontua Isaac Cordeiro, gerente de Desenvolvimento Operacional da RedeMix.
Isaac destaca que, dentro dos programas de capacitação e treinamento e em parceria com o RH, a rede procura, desde a chegada do colaborador à empresa, integrá-lo às diretrizes e políticas internas, através do Programa de Integração. “Daí em diante, este colaborador é encaminhado para os diversos setores onde receberá o treinamento específico por funcionários com experiência de formação básica operacional. Passando a fase de experiência inicial, que é de três meses, este colaborador é indicado para, dentro da agenda de treinamento e capacitação operacional do semestre, participar de uma formação mais específica e de conteúdo mais profundo na função que já atua”, explica.
PANDEMIA E TREINAMENTO
Com a pandemia de Covid-19, de março para cá, foram muitas as adaptações e mudanças necessárias para proteger clientes e funcionários no setor de supermercados. Para atender as regras dos diversos decretos municipais e estaduais referentes à pandemia e melhorar processos, fornecendo mais segurança, na RedeMix, além das mudanças físicas nas lojas, foram realizados treinamentos sobre as regras de higienização obrigatórias para o convívio interno entre colaboradores, bem com o atendimento dos procedimentos para a recepção e controle de permanência dos clientes durante suas compras.
“Estas capacitações foram feitas com o auxílio do RH e da Área de Desenvolvimento Operacional e podemos afirmar que 100% de nosso efetivo de colaboradores recebeu orientações relativas aos procedimentos de como conduzir os cuidados necessários na pandemia”, atesta Isaac.
OPORTUNIDADES
A RedeMix também adota como prática desenvolver habilidades e potenciais e oportunizar crescimento dentro do grupo, como afirma a gerente de RH, Kelly Passarello.
“Nosso grupo entende como necessário trabalharmos o desenvolvimento das pessoas, e, para isso, utilizamos como parâmetro os nossos canais de comunicação com os clientes, que nos sinalizam o bom atendimento, além do acompanhamento sistemático que é feito por parte dos nossos líderes. Estes colaboradores são avaliados para promoções futuras”, aponta.
Kelly salienta ainda que a RedeMix entende como necessário o avanço nas ações de capacitação e formação das equipes, que traz benefícios para os funcionários e para a própria empresa. “O nosso diferencial está na prestação de serviços e no atendimento que fazemos diariamente aos clientes e isto se dá com a implantação de estratégias de formação e capacitação das nossas equipes”, completa.