A população de Baixa Grande, na região do Piemonte da Chapada Diamantina, agora passa a contar com sistema de esgotamento sanitário. O governador Rui Costa esteve no município nesta quinta-feira (27), quando realizou a inauguração da estação de tratamento de esgoto que irá atender os mais de 16 mil habitantes da cidade.
O Governo do Estado investiu R$ 17 milhões na obra que conta com mais de 3.100 ligações domiciliares. “É sempre importante dizer que saneamento significa saúde e cuidado com o meio ambiente. Essa obra vai absorver a demanda de esgotamento da cidade, dando mais qualidade de vida aos moradores. Além disso, fizemos uma obra de reforço do sistema de água, no valor de R$ 8 milhões, porque aqui na região existe uma escassez considerável. Todas essas ações fortalecem o objetivo do Programa Água Para Todos. Estamos cumprindo o nosso compromisso de oferecer uma vida melhor aos baianos”, destacou o governador.
Para o sistema entrar em funcionamento foram implantados mais de 28 mil metros de rede coletora, 613 metros de interceptor, 2 Estações Elevatórias, 2.487 metros de linha de recalque e gravidade, estação de tratamento, 11.750 metros de ramais prediais, 1.869 unidades de ligações intradomiciliares.
O presidente da Embasa, Rogério Cedraz, explicou que a obra representa um importante investimento na saúde da população. “ Com essa obra, toda a população de Baixa Grande será atendida. As ligações estão todas prontas e agora os moradores irão realizar a ligação de suas casas à nossa rede. É um investimento na qualidade de vida e saúde dos moradores”.
Mais entregas
Durante o evento, Rui Costa também realizou a entrega simbólica da ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) de Itaberaba, Baixa Grande, Macajuba e Rui Barbosa.
Visita
A agenda do governador no município foi finalizada com visita à Escola Estadual Nuclear de Baixa Grande e ao Colégio Estadual José Ribeiro Pamponet.