Segundo dados do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), mais de 1,5 milhão de brasileiros se matricularam em cursos à distância durante o período de isolamento. Mas não são apenas os cursos on–line que cresceram durante a pandemia, as empresas que adotavam um calendário periódico de treinamentos presenciais pa
É o caso do Assai Atacadista que, desde o início da pandemia, já treinou mais de 40 mil colaboradores à distância. Por prestar um serviço essencial, a rede manteve suas lojas abertas e precisou agir rapidamente para garantir a segurança de colaboradores e clientes. Uma das estratégias utilizadas pelo Assaí foi criar um treinamento específico sobre as mudanças implementadas na rotina das lojas.
“Tínhamos o desafio de seguir treinando os nossos mais de 40 mil colaboradores em 21 estados e no Distrito Federal, disponibilizando conteúdo de qualidade em um formato atraente para o digital. Para isso, utilizamos diferentes recursos, como aplicativos, quizes, e-books e totens de aprendizagem. Recursos que já eram utilizados, mas em menor escala, e que tiveram seu uso expandido por causa da pandemia”, afirma Sandra Vicari, Diretora de Gestão de Gente no Assaí Atacadista.
Além de possibilitar acesso aos seus funcionários, o grande desafio das plataformas é mesmo garantir que o aproveitamento será o mesmo do contato presencial. De acordo com Wladimir Martins, presidente da ABRH-BA, as empresas que garantem os treinamentos durante a pandemia saem na frente, já que garantem um padrão de excelência em seus serviços e mantém as equipes engajadas.
“A pandemia fez o cenário econômico e a dinâmica empresarial mudarem de maneira abrupta. Foi necessário adaptação rápida e a decisão em manter programas de formação é um diferencial importante neste contexto, já que as equipes entendem o comprometimento da empresa com cada um deles”, afirma Martins.
Sobre o Assaí Atacadista
Negócio de atacado de autosserviço do GPA, um dos maiores grupos varejistas do país, o Assaí atende pequenos e médios comerciantes e consumidores em geral que buscam economia em compras de grande volume. Atacadista que mais cresce no Brasil, a rede está presente nas cinco regiões do País, com 169 lojas distribuídas em 21 estados e no Distrito Federal. Conta com uma plataforma própria de serviços financeiros, o Passaí, composta por cartão próprio e uma maquininha de cartão de crédito e débito. Anualmente, o Assaí recebe mais de 250 milhões clientes em suas unidades. Em 2019, foi eleito o atacadista mais admirado do País pelo ranking IBEVAR-FIA.