Estudantes do curso de Gastronomia da Faculdade Batista Brasileira (FBB) tiveram projetos aprovados no CGSD 2020, que acontece nesta quinta (25) e sexta (26), e é promovido pela Universidade de Extremadura, Espanha. O tema deste ano é Enfrentando a Emergência Sanitária Global Produzida pela Evolução do Covid-19. E os alunos baianos apresentarão na categoria comunicação oral, espanhol ou inglês, dois trabalhos:
Os Princípios da Ecogastronomia Aplicados no Segmento de Restaurantes Inovadores, que faz um estudo de caso do restaurante Origem, em Salvador, dos alunos Gian Francesco Angelino, Larissa Dias, Marcia da Silva, Othilia Soares Neta e Rosane Estevão, e tem orientação do professor Ednilson Andrade. E Um Estudo de Caracterização do Patrimônio Alimentar do Ofício das Baianas de Acarajé no Contexto da Gastronomia Regional e Brasileira, das alunas Ana Paula Santos e Ângela Mattos, sob orientação dos professores Ednilson Andrade, Letícia Lima e Uerisleda Alencar Moreira.
“Ter trabalhos aprovados em eventos internacionais é importante para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos alunos. Isso permite a expansão do ambiente de ensino e aprendizagem para além da sala de aula. É um reforço de habilidades comunicacionais necessárias na sua atuação profissional, na divulgação de suas produções acadêmicas no campo internacional da Gastronomia e, principalmente, o exercício do seu papel como embaixador da gastronomia brasileira e baiana”, pontua Ednilson Andrade, que orientou os dois projetos.
Durante o evento, também acontecerá a IV Reunião Internacional do Presidente da UNESCO-UOC sobre alimentação, cultura e desenvolvimento da Rede UNITWIN e a Conferência Internacional XLI de Antropologia da Alimentação e Nutrição (ICAF).
“Alimentação é, além de cultura, ciência. Possuir trabalhos acadêmicos aprovados em eventos internacionais é um elemento norteador que chancela o nosso curso de Gastronomia e indica que estamos no caminho certo”, destaca Bruno Tupinambá, coordenador do Curso de Gastronomia da FBB.