A CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) deve receber nesta quarta-feira (14) o parecer do senador Eduardo Braga (MDB-AM) a respeito da indicação de Kassio Nunes Marques ao STF (Supremo Tribunal Federal).
Assim que o parecer for recebido, a senadora e presidente da CCJ, Simone Tebet (MDB-MS), vai dar publicidade ao documento, momento que é considerado como a primeira leitura.
A previsão é de que a sabatina do futuro ministro ocorra no próximo dia 21. Os senadores já se preparam para a conversa com Kassio e alguns, inclusive, anunciaram que vão declarar o voto à população.
No dia a sabatina, o documento é lido e a CCJ vota se Kassio Nunes pode ou não assumir o cargo. Para que Nunes seja aprovado, é preciso da aprovação da metade mais um dos presentes.
Como Braga está com a covid-19, a orientação é de que, caso não possa comparecer na data da sabatina para a leitura do parecer, escolha um senador para substituí-lo.
Indicação
Kassio Nunes Marques foi indicado para substituir Celso de Mello, que antecipou a aposentadoria para esta terça-feira (13).
O último a entrar no STF, em 2017, foi o ministro Alexandro de Moraes, ex-ministro do presidente Michel Temer e escolhido por ele para a vaga deixada por Teori Zavascki, morto em um acidente aéreo.
Os próximos da lista a deixarem cadeiras vagas no Supremo são Marco Aurélio, que faz 75 em junho de 2021, Ricardo Lewandowski, em maio de 2023, e Rosa Weber, outubro de 2023.
R7