O mercado de vendas online no Brasil apresentou oscilações alarmantes nos últimos três meses (junho, julho e agosto), segundo avaliação do indicador “MCC-ENET” — realizado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) e o movimento “Compre & Confie”. Embora o mês de junho tenha assustado os empreendedores com a queda de 13% na quantidade de vendas pela internet, julho se recuperou em 5%, enquanto agosto tornou a registrar baixa de 9%.
Com superaquecimento entre os meses de março a maio, conforme o MCC-ENET, as vendas online tornaram-se uma tendência do mercado brasileiro em 2020 — consequência indireta da crise do coronavírus (COVID-19). Passados 7 meses de pandemia e somando oscilações no mercado iniciadas no mês de junho, os empreendedores digitais vem buscando alternativas para segurar clientes antigos e atingir novos consumidores em potencial.
Para a consultora de Marketing Digital Priscyla Caldas, a presença e “manutenção” do digital, sobretudo em empresas de pequeno e médio porte, são essenciais para o alto volume de vendas na internet. Segundo a profissional, a popularização das lojas virtuais chegou com erros básicos que dificultam a progressão do comércio.
“A solução para as lojas e serviços online, no final das contas, recaem em estratégias de Marketing Digital. Não apenas os acertos, como os erros que geram improdutividade, incidem nas ações desse departamento. Com a escalada agora menor das vendas online, o microempreendedor necessita ajustar seu comércio virtual, identificando primeiramente os erros que vem cometendo. Ajustar esses pequenos empecilhos é a garantia de que as vendas na internet serão produtivas”, explica a gestora da ARUNA Marketing.
Auxiliando empreendedores a identificarem e corrigirem os deslizes de Marketing Digital, Priscyla lista 7 erros mais cometidos por empresas e profissionais liberais.
Confira abaixo:
FALTA DE PLANEJAMENTO DIGITAL
“Ter presença digital é muito mais que uma página em uma mídia social, com um sobrinho fazendo publicações e amigos curtindo e comentando. Ter presença digital é realizar um planejamento estratégico traçando o perfil da empresa; público; quem são seus concorrentes; quais ações serão tomadas; quando; com que investimento e qual resultado esperado. Muitos ainda pensam que estar na internet ‘é fácil’ e com isso atuam de forma amadora, perdendo visibilidade para os concorrentes que estão atentos e cientes da atenção profissional que ela (internet) exige”, explica.
CONTRATAR “SOBRINHOS”
“Outra coisa muito comum por parte das empresas é a contratação de algum parente/amigo próximo, que ‘entende’ de Facebook ou Instagram para fazer as campanhas de Marketing Digital. Por não ter consciência da força de uma boa campanha, completamente estruturada, o empreendedor perde espaço para a concorrência. A contratação de uma empresa especializada é vital para os bons resultados nas ações”
BAIXO INVESTIMENTO NAS CAMPANHAS
“Quando uma empresa realiza uma ação que envolve panfletagem, ela vê o material impresso e a equipe contratada distribuindo nos semáforos ou em locais estratégicos. Quando se trata de Marketing Digital, o valor investido nos links patrocinados não é visto ‘a olho nu’, o que gera desconfiança por parte dos investidores. Estes pagam valores altos para ver um anúncio em uma revista, mas têm receio de investir poucos dígitos em uma campanha no Google Adwords, exigindo com isso muita habilidade do profissional para convencer e mostrar que o resultado pode e será surpreendente”
QUERER RESULTADOS IMEDIATOS
“O Marketing Digital, diferente do marketing tradicional, oferece resultados em curto/médio prazo. Os números não aparecem de forma imediata, precisam de alguns meses e testes para que as ações se consolidem. Esta ansiedade, associada a baixos investimentos geram frustrações nos empreendedores, que muitas vezes querem números milagrosos e ainda esperam que as campanhas transformem o faturamento da empresa em pouco tempo”
SITE DESATUALIZADO
“O website é a empresa 24 horas disponível para os clientes, que podem acessar de forma virtual todas as informações necessárias para contratar o serviço ou adquirir o produto. Com isso, faz-se necessário que este, além de estar atualizado, se adeque a diversos dispositivos como computador, tablet e smartphone, para melhor leitura das informações”
MÍDIAS SOCIAIS DESATUALIZADAS
“Outro comportamento muito comum em empresas, é a criação de páginas em algumas mídias sociais e por motivos variados deixam de alimentá-las, mas não excluem suas contas. Pode não parecer, mas este é um risco para a empresa, pois os clientes podem achar que a empresa não funciona mais por encontrar na sua página do Facebook ou Instagram, por exemplo, a última publicação datada em 2018”
NÃO ANALISAR RELATÓRIOS
“Uma das vantagens das campanhas de Marketing Digital é que os resultados podem ser mensurados automaticamente. Enquanto a campanha está no ar, pode-se ter acesso a quantidade de pessoas que estão visualizando, curtindo, comentando, compartilhando, origem do público, número de vendas, entre outras informações. Por ser online, caso a campanha não esteja indo bem, mudanças podem ser feitas a qualquer momento com o objetivo de alcançar os resultados esperados. Analisar criteriosamente o alcance de uma ação no Facebook/Instagram ou quantos usuários visitam o site, é vital para o bom desempenho e para o sucesso de uma empresa na internet”, conclui.
Para saber mais sobre marketing digital, acesse www.arunamarketing.com.br.