Após oito anos em queda, o número de vítimas de homicídios dolosos (quando há intenção de matar) entre janeiro e setembro voltou a subir neste ano no Estado de São Paulo, conforme os dados oficiais do governo, divulgados na tarde desta segunda-feira (26).
Conforme as estatísticas oficiais, 2.218 pessoas foram assassinadas nos nove primeiros meses deste ano. O número corresponde a oito pessoas mortas por dia no Estado de São Paulo. No mesmo período do ano passado, 2.080 pessoas tiveram a vida tirada.
O Governo do Estado de São Paulo disponibiliza as estatísticas de homicídios mensais a partir de 2001. Desde então, esta é a terceira vez que há uma alta entre janeiro e setembro de um ano comparado com o mesmo período do ano anterior. As outras altas aconteceram em 2009 e 2012.
Somente no mês de setembro, 248 pessoas tiveram a vida tirada intencionalmente em São Paulo — 36 a mais do que no mesmo mês de 2019. Segundo a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo), o número faz com que a taxa de homicídios no Estado seja de 6,82 vítimas para cada grupo de 100 mil habitantes.
R7