Na eleição presidencial dos EUA, 100.796.871 milhões de norte-americanos votaram mesmo das seções eleitorais serem abertas, na manhã desta terça-feira (3). A quantidade mais do que dobrou os 47 milhões de votos antecipados de 2016 e, segundo o US Elections Project, da Universidade da Flórida, corresponde a quase 73% do total geral na eleição passada.
Um recorde histórico e, em pelo menos cinco estados, as cédulas depositadas previamente superaram a votação total de 2016. Na atualização feita no início da tarde desta terça, Texas, Montana, Washington, Oregon e Havaí já tinham uma votação antecipada correspondente a mais de 100% dos votos de 4 anos atrás.
Além disso, outros oito estados — Nevada, Arizona, Utah, Novo México, Colorado, Carolina do Norte, Geórgia e Flórida — tiveram o equivalente a pelo menos 90% dos votos da eleição passada. Na California, Arkansas, Tennessee e New Jersey, esse índice chegou a 80%.
Com isso, a expectativa é que a participação popular na eleição supere os 136 milhões de votos de 2016. A porcentagem de comparecimento em relação ao número de eleitores no país também deve ultrapassar com folga os 60% de quatro anos atrás.
A votação nos EUA não é obrigatória e, com isso, o comparecimento na era moderna raras vezes chegou a 70%.
R7