As pessoas mais bem-sucedidas e confiantes têm uma tendência comum: maior controle emocional, o que inclui domínio do gerenciamento do estresse. Pensando nisso, a professora de Yoga e empresária Rosane Abude desenvolveu o Yoga nas Empresas. O projeto apresenta programas personalizados de aulas de Yoga voltados para os colaboradores de uma empresa, como ferramenta de autoaperfeiçoamento e promoção de um ambiente mais eficiente e harmonioso.
As aulas são online, ministradas ao vivo pelo aplicativo Zoom e podem ser programadas conforme a disponibilidade da empresa. De acordo com Rosane, “as aulas são elaboradas exclusivamente para o grupo de colaboradores, com o intuito de oferecer uma experiência única e completa em cuidado com a mente e o corpo, e priorizando a saúde psico-corporal, tudo nas próprias dependências da empresa”.
A proposta do Yoga nas Empresas é ampliar o espaço corporativo e transformá-lo em um local de relaxamento e meditação, o que, segundo Rosane, se faz ainda mais necessário em um país no qual 19 milhões de pessoas sofrem de ansiedade e 12 milhões tem depressão. “As empresas precisam investir no bem-estar mental, físico e emocional da sua gente da mesma forma que investem em inovação pesquisa e desenvolvimento”, afirma.
Ainda de acordo com a professora, “o estresse impacta a economia imensamente, reduzindo a produtividade e aumentando o custo com a saúde”. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o estresse no mundo gera um custo de U$ 7,8 trilhões. Já no Brasil, o custo do estresse é de US$ 80 bilhões ao ano, o que representa 4% do PIB. “Já é comprovado cientificamente que a Yoga colabora para a redução do nível de estresse e seus mecanismos auto reguladores são essenciais para a manutenção da saúde psicológica”.
Através do Hatha Yoga, a linha mais tradicional, Rosane busca proporcionar mais saúde e bem-estar aos funcionários, elevando os índices de satisfação no trabalho e, por consequência, melhorando o ambiente e o humor na empresa. Entre os principais benefícios, a prática do Yoga aumenta a atenção, melhora o aprendizado e a criatividade, aumenta a percepção de si mesmo, reduz o nível de estresse, previne LER e dores nas costas, melhora o bem-estar geral, promove o estado de pertencimento e ajuda a dar maior significado à vida. “Fisiologicamente, a meditação representa o profundo relaxamento do sistema nervoso autônomo. Com o tempo de prática, a técnica é capaz de produzir um nível de ondas cerebrais ligadas à capacidade de atenção, consciência, aprendizado e memória”, destaca Rosane.
Sobre Rosane Abude
Formada pelo Yogabahia, com certificação internacional pelo Instituto de Kaivalyadhama (Índia), Rosane pratica meditação há 20 anos. “Sou uma verdadeira apaixonada por este universo, tanto como estudiosa, quanto como praticante”. Com a missão de criar paz no mundo pelo Yoga, Rosane oferece quatro linhas de trabalho. Além do Yoga nas Empresas, a empresária promove cursos, dá aulas online e planeja lançar, em breve, o Clube Shanti, plataforma exclusiva voltada para praticantes de Yoga.
Mais informações podem ser acessadas no site: www.rosaneabude.com ou pelo Instagram: @rosaneabudeyoga, LinkedIn: Rosane Abude, Facebook: Yoga por Rosane Abude