Quedas, má mastigação e cáries causam perdas parciais do dente e comprometem a função mastigatória e estética bucal. Esses são problemas comuns que afetam a maioria das pessoas, especialmente em função da alimentação rápida e ritmo acelerado de vida.
Em geral, o tratamento, nesses casos, são as conhecidas restaurações. Mas o procedimento deve ser feito por especialista, um profissional dentista habilitado que fará reconstrução dentária de forma adequada para saúde e harmonia facial.
De acordo com a dentista Margareth Macêdo, especialista em periodontia, o procedimento precisa ser feito logo no início para que os resultados sejam mais eficazes. “Quanto antes o paciente buscar o tratamento, melhor. A espera pode causar maior deterioração dos dentes e desgastá-los ainda mais”, alerta.
As opções de restauração são muitas, embora, em geral, a resina seja o tratamento mais utilizado. “Tem gosto para todos os tipos. Podemos usar, inclusive, porcelana, vidro ou ouro, depende do cliente e da sua vontade. O que não pode ficar é a fratura”, explica a especialista.
Em uma época em que a saúde bucal desponta como um grande diferencial estético, os cuidados precisam ser redobrados para manter os dentes originais em bom estado de saúde e de estética.
A profissional:
Dra. Margareth Macedo é formada pela UFBa (Universidade Federal da Bahia), com especialização em periodontia. Têm também atualizações em prótese, cirurgia, estética, endodontia e em tratamento de disfunção temporomandibular e dor oro facial. CROBA: 7811.
Instagram: @dra.margareth