Ao contrário do que se pensa, os pets idosos podem ser alegres, brincalhões e ativos se estiverem com a saúde em dia. Assim como os humanos, a saúde desses bichinhos também precisa de atenção com o passar dos anos. A senilidade dos pets depende do porte do animal: para cães e gatos de pequeno porte é a partir dos 7 anos; já os cães de grande porte são considerados idosos a partir de 5-6 anos.
Para alertar sobre esses cuidados e promover uma vida mais saudável, a Clínica Veterinária da UNIFACS vai promover a semana de cuidados a pets idosos, entre os dias entre os dias 25 e 29 de janeiro. Os atendimentos acontecem das 8h às 18h, com marcação pelo whatsapp através do número 3203-2649. As vagas são limitadas a 20 atendimentos por dia, durante os quais serão oferecidas triagens e orientações aos tutores.
Possíveis problemas
Durante a senilidade, os órgãos e sistemas já não possuem mais o mesmo desempenho. Doenças cardíacas, renais e hepáticas são mais comuns nos bichinhos. Além disso, doenças articulares, diabetes e distúrbios cognitivos também são comuns nessa fase de vida.
“Para saber se o animal apresenta algum problema, é preciso observar alterações nas atividades como forma de andar, período de sono, apetite, quantidade de ingestão de água, quantidade de vezes que faz xixi, aumento ou perda de peso”, explica a coordenadora da Clínica, professora Simone Freitas.
Caso não apresentem alterações, a ida ao veterinário é indicada pelo menos duas vezes ao ano para um check-up. Caso seja diagnosticada alguma alteração relacionada à idade, o médico veterinário determinará a periodicidade de visitas durante o ano.